Telefone/Ramal: | Não informado |
SISTEMA MUNICIPAL DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE SÃO LUÍS (SIMAE) E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: análise da apropriação dos resultados pela escola
Avaliação em larga escala. SIMAE. Gestão escolar. Qualidade do Ensino
Este estudo, intitulado “Sistema Municipal de Avaliação Educacional de São Luís (SIMAE) e
qualidade da educação: análise da apropriação dos resultados pela escola”, analisa como a
equipe gestora de uma escola pública municipal de São Luís, Maranhão, utiliza os resultados
do Sistema Municipal de Avaliação Educacional (SIMAE) em suas práticas pedagógicas. O
objetivo geral do estudo foi analisar como a gestão escolar tem se apropriado dos resultados
do SIMAE para melhorar a qualidade do ensino, tendo como referência uma escola dos anos
iniciais do ensino fundamental, considerando a temporalidade de 2017 a 2019. E tem como
objetivos específicos: compreender os pressupostos políticos e sociais que marcaram o
surgimento das avaliações externas a partir dos anos de 1990, discutindo a emergência dos
sistemas municipais de avaliação; analisar o papel da gestão escolar diante dos resultados do
SIMAE em uma escola dos anos iniciais do ensino fundamental; identificar as possíveis
contribuições da apropriação desses resultados pela escola para a melhoria da qualidade da
educação; elaborar uma proposta de Oficina Pedagógica na modalidade presencial com vistas
à análise, interpretação e apropriação dos resultados das avaliações externas pela escola. A
metodologia utilizada adotou uma abordagem qualitativa, utilizando o método dialético e
considerando os aspectos histórico-sociais do fenômeno educativo analisado. Na pesquisa de
campo foram aplicadas entrevistas semiestruturadas junto à equipe gestora e na interpretação
dos dados coletados na análise de conteúdo em Bardin (1997) para organização dos dados
obtidos. Como fontes documentais, o estudo utilizou-se de documentos disponibilizados pela
Secretaria Municipal de Educação (SEMED e pela escola de pesquisa. Os resultados
alcançados evidenciam que o SIMAE, ao longo de três edições, prestou contas à sociedade e a
comunidade escolar, oportunizando o monitoramento e acompanhamento dos estudantes das
escolas de ensino fundamental. Ao final, é proposto uma Oficina Pedagógica com base nos
indicadores da escola pesquisada com o objetivo de orientar a análise e interpretação dos
resultados da avaliação externa, visando à melhoria do trabalho escolar por meio dos
resultados educacionais.