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Banca de DEFESA: LIVIA PEREIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIVIA PEREIRA DA SILVA
DATA: 26/06/2023
HORA: 16:00
LOCAL: A defesa será pública pela Plataforma Google Meet(https://meet.google.com/dwq-exgn-prs)
TÍTULO:

FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR NO CONTEXTO DO ENSINO
REMOTO: discursos, práticas e (trans) formações na Rede Pública Municipal de São Luís


PALAVRAS-CHAVES:

Formação Continuada de professores. Ensino Remoto. Práticas pedagógicas. Rede Pública Municipal de São Luís. Blogue colaborativo.


PÁGINAS: 149
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A trajetória desta pesquisa buscou responder ao seu objetivo central que se pautava em analisar
a repercussão das formações continuadas, no contexto do ensino remoto, da Rede Pública
Municipal de São Luís do Maranhão, a partir das narrativas de quatro professoras dos anos
iniciais do Ensino Fundamental de uma Unidade de Educação Básica. A fundamentação teórica
é pautada à luz dos escritos de Ludke e André (1986), Minayo (2013), Severino (2019), Marx
(1845), Vásquez (2007), Stephen Ball (2011), Nóvoa (2020, 2021), Imbernón (2010,), Gatti
(2020), Tardif (2007), Tarlau e Moeller (2020), Souza (2021), Miranda (2020), Marqueti e
Antunes (2021), Freire (1996), Freitas (2022), Saviani (2011), Anfope (2020), Marinho (2014),
Wenger (2007), Kenski (2020), entre outros. Quanto à abordagem metodológica, este trabalho
é uma pesquisa qualitativa que assumiu estratégias metodológicas da pesquisa participante.
Como instrumentos de geração de dados usou-se o questionário, a entrevista e interações
grupais. O estudo está alinhado ao pensamento do materialismo histórico-dialético cujas
análises e discussões transcorridas no seu desenvolvimento foram submetidas à Análise de
Conteúdo de Bardin. O caminho trilhado para encontrar respostas a esse objetivo levou a
discussões que resultaram em apontamentos sobre os diversos desafios enfrentados pelas
professoras na conjuntura de suas formações a fim de dar conta de responder a um contexto
educacional inédito provocado pela circunstância sanitária devastadora da pandemia. Entre as
diversas questões que perpassaram esse cenário, a fala das professoras revelou a fragilidade
sobre as formações prescritas pela Semed durante esse período. Aparece também nos achados
da pesquisa que o ensino remoto acelerou a articulação entre o saber tecnológico e os saberes
docentes, o que resultou inferir que os saberes docentes estão em movimento, são situados e
(re)situados de acordo com as necessidades do cotidiano do trabalho do professor do mesmo
modo que são construídos e reconstruídos pelas mudanças na realidade, histórica, social e
cultural em que estão alocados. No entanto, embora as formações no ensino remoto tenham
colaborado na integralização desses saberes, cumpre observar que essa mediação esteve em
grande parte desarticulada das reais possibilidades de trabalho das professoras na
materialização de ambientes virtuais de ensino para o contexto dos estudantes. Todavia, essa
limitação impulsionou outras ações que levaram os professores a buscarem em diferentes
espaços formativos (formais e informais) novas alternativas para melhorarem a sua prática
através da comunicação e partilha de experiência entre seus pares. Nesse sentido, esses
resultados, manifestaram a relevância de se compreender e analisar o impacto dos contextos
sociais na formação dos professores decorrendo ser uma oportunidade de se avaliar que praticas
formativas ocorrem ser frutíferas no desenvolvimento profissional dos professores e quais
práticas e modelos formativos precisam ser reavaliados. Seguindo na perspectiva desses
achados, elaboramos conjuntamente com as professoras participantes do estudo um produto
técnico tecnológico que resultou em um Blog comunitário concebido como um espaço
interativo e formativo que possibilitou as professoras ser um espaço de reflexão e debate sobre
os direcionamentos que a sua formação deve tomar a partir de suas necessidades e do seu
contexto. É também um local de promoção de intercâmbio de saberes que levou em
consideração as relações entre os professores, suas práticas, suas emoções, suas dificuldades, a
autoformação, bem como as políticas públicas que incidem sobre a sua formação continuada e
consequentemente, em seu trabalho.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 7199 - FRANC LANE SOUSA CARVALHO DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - MARIA JOSE ALBUQUERQUE SANTOS - UFMA
Presidente(a) - 867436 - SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 12/06/2023 11:00
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