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Programa de Iniciação Científica no Ensino Médio: e a sua relação com a Educação Superior
Ensino Superior. Gestão Educacional. PIBIC-EM. Pesquisa.
Essa dissertação tem como objetivo geral analisar a relação entre o Programa Instituci-
onal de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM) com o Ensino
Superior. Para tanto, foi realizado um estudo de caso no Instituto Federal do Maranhão,
campus Buriticupu, onde discorreu-se sobre os dados dos orientadores e egressos
do referido programa entre os anos de 2017 e 2021. Além disso, foram executadas
entrevistas por meio de questionários semiestruturados com o mesmo público. Como
técnica de análise e interpretação dos dados faz uso da análise de conteúdo, mediante
orientações de Bardin (1977) na estruturação das etapas de análise. Para sustentação
teórica da pesquisa utilizamos autores como: Arantes e Peres (2015), Massi e Queiroz
(2015), Bazin (1983), Massi e Queiroz (2015), Moraes e Fava (2000) e Oliveira et al.
(2015), Sousa; Filipeck et al. (2017), dentre outros. Ao buscar cumprir o objetivo geral e
os objetivos específicos, a pesquisa chegou a conclusões como a de que o PIBIC-EM
contribui para que seus egressos desejem cursar um curso de graduação, ocasionando
uma aproximação da Educação Básica com a Educação Superior. Conclui também
que o programa ajuda a desenvolver habilidades em seus alunos participantes, como
desenvolvimento do pensamento crítico e melhora na oratória e escrita. Apesar de sua
importância, o PIBIC-EM ainda é pouco explorado em pesquisas de programas de pós
gradução.