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FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: Comunicação Não-Violenta para a vivência de uma Cultura de Paz na escola
Violência na Escola. Comunicação Não-Violenta. Cultura de Paz. Práticas pedagógicas. Formação de Professores
Este estudo apresentado ao Programa de Mestrado Profissional em Educação do Programa de
Pós-Graduação em Educação – PPGE, da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA,
dentro da Linha de Pesquisa “Formação de Professores e Práticas Educativas”, com a
Temática de Investigação “Formação Continuada e Desenvolvimento de Professores em
Contextos Escolares”, parte do seguinte problema central: De que forma a violência na escola
tem sido tratada pelas escolas e pelos profissionais que nelas atuam? Diante da necessidade de
discutir sobre a temática e visando contribuir de maneira significativa para os estudos em
educação, a pesquisa tem como objetivo geral “analisar as práticas pedagógicas diante do
fenômeno da violência na escola, em vista de ações colaborativas inscritas na formação
continuada de professores que culminem em uma cultura mais pacífica, melhorando a
qualidade dos processos educativos no contexto escolar”. Apresenta como objetivos
específicos: Identificar o que a política de formação continuada da rede pública municipal de
São Luís contempla acerca da prevenção e combate ao fenômeno da violência nas escolas;
Perceber no cotidiano escolar as estratégias de resolução para minimizar comportamentos
violentos na comunidade escolar; Apresentar a Comunicação Não-Violenta como uma
ferramenta para a minimização da violência no contexto escolar; Propor para a escola
formações continuadas pautadas em uma Comunicação Não-Violenta para a implantação de
uma Cultura de Paz; e Elaborar um Guia Pedagógico de forma colaborativa com orientações
didático-metodológicas para uma Comunicação Não-Violenta e uma Cultura de Paz,
direcionado à comunidade escolar do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Para elaboração
deste estudo elegemos quatro categorias centrais de análise, a saber: Violência na Escola,
Comunicação Não-Violenta e Cultura de Paz, Práticas Pedagógicas e Formação de
Professores. Para a construção do conhecimento, a pesquisa se fundamenta em autores como
Freire (2002; 2006), Nóvoa (2019), Rosenberg (2006), Spósito (1998; 2001; 2002),
Abramovay (2003), Galtung (1990; 1996), entre outros, além de documentos normativos
oficiais acerca da educação. A pesquisa se caracteriza como um estudo de abordagem
qualitativa com base empírica, de caráter exploratório através do método materialista
histórico-dialético, sendo contextualizado através do estudo de caso. O local selecionado para
a realização da pesquisa foi a escola municipal de São Luís – MA, UEB Henrique de La
Roque Almeida – anexo União dos Moradores, escola localizada em uma periferia da Grande
Ilha de São Luís. O universo da pesquisa compreende 5 professoras titulares do 2º ano do
Ensino Fundamental desta escola. Para coleta e geração dos dados necessários para esta
pesquisa foram utilizados os seguintes instrumentos: entrevista semiestruturada, diários de
campo, observação participante e análise de documentos oficiais. Utilizamos o método de
análise de Bardin (2011) para a organização e análise dos dados coletados. De acordo com a
pesquisa realizada pudemos inferir que a violência na escola é um fenômeno real, crescente e
urgente, o qual carece de interferências por meio do poder público, assim como através de
novas práticas pedagógicas voltadas para uma Cultura de Paz. Diante disso, se faz necessário
que formações em exercício sejam realizadas mediante a demanda surgida nas escolas, com a
intenção de, coletivamente, fomentar reflexões acerca da violência, e assim, pensar novas
práticas que venham contribuir para extinção ou amenização desse fenômeno.