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Banca de DEFESA: MARTA LEMOS CASTRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARTA LEMOS CASTRO
DATA: 07/06/2023
HORA: 14:00
LOCAL: A defesa será pública pela Plataforma Google Meet
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA TRANSFORMAÇÃO
SOCIAL: uma análise das práticas avaliativas em uma escola, no município de Uruçuí – PI


PALAVRAS-CHAVES:

Avaliação da aprendizagem. Avaliação emancipatória. Transformação social.


PÁGINAS: 175
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O presente estudo com área de concentração em gestão e formação de professores na Educação

Básica, está vinculado à linha de pesquisa em gestão educacional e escolar do Programa de Pós-
Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e se constitui a partir

do interesse em saber quais são as concepções do gestor, coordenador e professores dos anos
iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola da rede pública de Uruçuí-PI, têm sobre
avaliação da aprendizagem. Reconhece a importância de todos os tipos de avaliação, mas se
concentra naquela que vem a corroborar com o ensino-aprendizagem trazendo reflexões críticas
e conscientizadoras. Para isso, buscou compreender as mais diversas concepções que norteiam
a prática pedagógica desses profissionais de forma a encontrar mecanismos de melhoria na
qualidade da avaliação da aprendizagem de acordo com a realidade vivida no contexto escolar.
A pesquisa tem como principal objetivo analisar as concepções do gestor, coordenador e
professores, de uma escola da rede pública que oferta os Anos Iniciais do Ensino Fundamental,
sobre a avaliação da aprendizagem, identificando possibilidades e apontamentos necessários à
transformação social, com a finalidade de contribuir com o conhecimento por meio dos
processos avaliativos conscientizadores que promovem uma avaliação da aprendizagem de
qualidade. Para isso, conta com um levantamento teórico e histórico sobre a avaliação da
aprendizagem. Como referencial teórico, está desenhado a partir das contribuições de autores
como Hoffmann (2011; 2019), Luckesi (2009; 2011; 2014), Saul (2008; 2010; 2015; 2016),
Freire (1976; 1997; 2014; 2018; 2019; 2021), Romão (1998; 2020), entre outros. Utiliza como
metodologia a pesquisa de campo defendida por Gil (2008), a partir de uma abordagem
qualitativa conceituada por Minayo (2007) e Teixeira (2013). Como técnica de produção dos
dados, a entrevista semiestruturada com base em Minayo (2007). Para análise e discussão dos
dados, apoia-se nos princípios da análise de conteúdo em Bardin (1979; 2016), com a qual
podemos traçar a discussão dos resultados em categorias. Os dados produzidos indicam a
importância de saber quais são as concepções do gestor, coordenador e professores da escola
pesquisada, e a partir delas, analisar, refletir e sugerir novas formas de perceber a avaliação da
aprendizagem, fortalecendo assim, o debate sobre a temática pesquisada. Informa ainda a
relevância de um produto que possibilite estudos e orientações na transformação social em uma
perspectiva emancipatória por meio de um caderno com orientações, atendendo as diretrizes da
legislação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 6474 - ANA LÚCIA CUNHA DUARTE
Interno - 809678 - GEORGYANNA ANDREA SILVA MORAIS
Externo à Instituição - MARIA JOSE ALBUQUERQUE SANTOS - UFMA
Notícia cadastrada em: 17/05/2023 10:17
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