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Banca de QUALIFICAÇÃO: TAMYLES MARQUES SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TAMYLES MARQUES SANTOS
DATA: 14/06/2023
HORA: 14:00
LOCAL: A defesa será pública pela Plataforma Google Meet
TÍTULO:

GESTÃO ESCOLAR E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: análise do perfil dos diretores escolares do ensino fundamental na rede pública municipal de Vila Nova dos Martírios -MA


PALAVRAS-CHAVES:

formação continuada; gestor escolar; perfil dos gestores; qualidade da educação.


PÁGINAS: 82
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O presente estudo, parte da dissertação em construção, vinculada ao Programa de Pós-
Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), na Linha
de Pesquisa “Gestão educacional e escolar”, tem como propósito apresentar resultados
alcançados pela pesquisa, cujo objetivo é analisar os indicadores de qualidade e as ações dos
gestores escolares da rede de ensino fundamental no município de Vila Nova dos Martírios –
MA, tendo em vista a qualidade da educação ofertada no ensino fundamental no município na
busca de compreender as possíveis contribuições para a qualidade da educação no âmbito das
ações na escola, levando em consideração os princípios da gestão democrática, definidos na
constituição de 1988 e na LDBEN 9.394/96. O aporte teórico-conceitual que corroboram com
a temática deste trabalho são: Dourado e Oliveira (2007, 2009), Hora (2007), Libâneo (2008,
2012), Luck (2012, 2013), Nóvoa (2019, 2022), Paro (2010), dentre outros. A pesquisa
alinha-se à abordagem qualitativa (GOLDENBERG, 2013), pretendendo com a realização da
investigação empírica, a aplicação de entrevistas semiestruturadas com a equipe gestora e
professores, e posteriormente como procedimento de análise dos dados, a análise de
conteúdos (BARDIN, 2002) para inferir proposições acerca do objeto de estudo. A qualidade
da educação tem uma estreita ligação com o papel do gestor escolar. Sabe-se que ele não é o
único responsável pelos resultados (sejam eles positivos ou negativos) da escola, no entanto, o
seu papel influencia e impacta diretamente na organização, na articulação e na coordenação
das ações. A formação sólida do gestor escolar pode lhe garantir competência técnica, e aliada
à escolha democrática pela participação da comunidade, pode levar a escola a caminhos na
direção da qualidade da educação. Para contribuição deste estudo, propomos como produto
técnico tecnológico a criação de um núcleo de formação continuada vinculado à Secretaria
Municipal de Educação de Vila Nova dos Martírios – MA, com vistas à formação dos
gestores escolares.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 6474 - ANA LÚCIA CUNHA DUARTE
Externo à Instituição - FRANCISCO DE ASSIS CARVALHO DE ALMADA - UFMA
Interno - 126.291.807-35 - KALLYNE KAFURI ALVES - UFES
Notícia cadastrada em: 12/05/2023 13:26
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