Telefone/Ramal: | Não informado |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO IEMA/AXIXÁ-MA: conhecimentos, saberes e competências em discussão
Formação Continuada de professores. Ensino médio profissional. Competências transversais, humanista, pedagógica e científica.
Esse estudo se destaca pela relevância da temática uma vez que tem por objetivo analisar a formação continuada dos professores do Ensino Médio Profissional Integrado no IEMA/ Axixá-MA, para elaboração coletiva da proposta do Plano de Formação de professores com desenvolvimento de saberes, conhecimentos e competências. Sendo um recorte da dissertação em construção no Mestrado Profissional em Educação, PPGE/UEMA, vinculada à linha de pesquisa Formação de professores e práticas educativas. Parte-se da questão: Como se dá a formação de professores no ensino médio profissional integrado IEMA/Axixá na perspectiva do desenvolvimento de saberes, conhecimentos e competências? Trata-se de uma pesquisa participante com abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica, análise documental e legal. A coleta de dados será por meio da observação e uso dos instrumento de questionário e entrevistas semiestruturada com os participantes - gestão, coordenação e professores. Para análise dos dados será utilizada a Análise do conteúdo (BARDIN, 2001). Os resultados e análise são parciais por esta pesquisa ainda se encontrar em fase de andamento. Consideramos que educação é uma forma de intervenção no mundo, que solicita sujeito(s) aprendente(s), ação e contextos específicos. A mobilização dos recursos pessoais (competências) para uma resposta efetiva numa situação particular ocorre autonomamente quando se proporcionam oportunidades para o seu próprio processo de construção de conhecimentos. Uma abordagem por competências defende que o sujeito constrói os seus próprios saberes, numa interação afetiva que possibilita o aprender a aprender, (re)descobre, (re)inventa novas possibilidades de ação que lhe permite situar-se crítica e autonomamente na sociedade.