Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LEA CRISTINA DUTRA PAIXÃO DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEA CRISTINA DUTRA PAIXÃO DE SOUZA
DATA: 05/06/2023
HORA: 15:00
LOCAL: A defesa será realizada presencial no Laboratório de Metodologia Ativas - Prédio CECEN
TÍTULO:

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO IEMA/AXIXÁ-MA: conhecimentos, saberes e competências em discussão


PALAVRAS-CHAVES:

Formação Continuada de professores. Ensino médio profissional. Competências transversais, humanista, pedagógica e científica.

 


PÁGINAS: 64
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esse estudo se destaca pela relevância da temática uma vez que tem por objetivo  analisar a formação continuada dos professores do Ensino Médio Profissional Integrado no IEMA/ Axixá-MA, para elaboração coletiva da proposta do Plano de Formação de professores com  desenvolvimento de saberes, conhecimentos e competências.  Sendo um recorte da dissertação em construção no Mestrado Profissional em Educação, PPGE/UEMA, vinculada à linha de pesquisa Formação de professores e práticas educativas. Parte-se  da questão: Como se dá a formação de professores no ensino médio profissional integrado IEMA/Axixá na perspectiva do desenvolvimento de saberes, conhecimentos e competências? Trata-se de uma pesquisa participante com abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica, análise documental e legal. A coleta de dados será por meio da observação e uso dos instrumento de questionário e entrevistas semiestruturada com os participantes - gestão, coordenação e professores. Para análise dos dados será utilizada a  Análise do conteúdo (BARDIN, 2001). Os resultados e análise são parciais por esta pesquisa ainda se encontrar em  fase de andamento. Consideramos que educação é uma forma de intervenção no mundo, que solicita sujeito(s) aprendente(s), ação e contextos específicos. A mobilização dos recursos pessoais (competências) para uma resposta efetiva numa situação particular ocorre autonomamente quando se proporcionam oportunidades para o seu próprio processo de construção de conhecimentos. Uma abordagem por competências defende que o sujeito constrói os seus próprios saberes, numa interação afetiva que possibilita o aprender a aprender, (re)descobre, (re)inventa novas possibilidades de ação que lhe permite situar-se crítica e autonomamente na sociedade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 866138 - NADJA FONSECA DA SILVA
Interno - 7199 - FRANC LANE SOUSA CARVALHO DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - LÉLIA CRISTINA SILVEIRA DE MORAES - UFMA
Notícia cadastrada em: 05/05/2023 16:12
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1