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A (INTER)RELAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR COM OS RESULTADOS DO IDEB NO MUNICÍPIO DE PAÇO DO LUMIAR - MA
Gestão escolar. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica IDEB. Qualidade.
Estudo de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade Estadual do Maranhão (PPGE-UEMA), com foco nas (inter) relações da gestão
escolar com o índice de qualidade oficial da escola, o IDEB. A questão de partida da
investigação é: Qual a relação dos resultados do IDEB com as ações realizadas pela gestão
escolar no referente ao fluxo escolar e o desempenho dos alunos em uma escola no município
de Paço do Lumiar/MA? Em decorrência da questão de partida, se objetiva analisar relações
que a gestão escolar estabelece com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
(IDEB), a partir de resultados de dois indicadores utilizados para medir a qualidade da
educação na escola: o fluxo escolar e as médias do desempenho na avaliação do Sistema de
Avaliação da Educação Básica (SAEB). Para fundamentação teórica e compreensão do objeto
de pesquisa, tomam-se como apoio Afonso (2005, 2007, 2009), Dourado (2007), Libâneo
(2001; 2008; 2010; 2021), Paro (2006; 2015; 2018), Oliveira (2003), Saviani (2009), Belo e
Cardoso (2013), Gatti (2013), Bonamino e Souza (2012), Gomes (2016, 2017), além de
documentos e legislações que tratam da temática. A opção é por uma abordagem quanti-
qualitativa, orientada pelo método dialético, na perspectiva de desvelar as contradições
inerentes as possíveis relações entre gestão escolar e o índice de qualidade oficial, ancorada
nos estudos de Marx (2011) e Kosik (2002). O campo empírico da investigação é uma escola
da rede pública de ensino do município Paço do Lumiar/MA. De acordo com a pesquisa
realizada até o momento, percebemos que o IDEB como indicador de qualidade da educação
brasileira exerce um papel regulador dos trabalhos desenvolvidos na escola, influência de
forma direta e indireta nas ações da gestão escolar, define metas mesmo sem levar em
consideração aspectos que interferem nos resultados, a exemplo a estrutura física da escola, a
gestão escolar e a formação dos professores, dentre outros.