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Banca de QUALIFICAÇÃO: JANIO OLIVEIRA LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANIO OLIVEIRA LIMA
DATA: 23/05/2023
HORA: 14:00
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (transmissão Google Meet)
TÍTULO:

FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Especial. Formação continuada. Ensino inclusivo.


PÁGINAS: 84
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A formação continuada do professor, em todas as áreas da educação, se faz de fundamental
importância, em vista das aceleradas transformações de uma sociedade complexa, em
específico na área da Educação Especial e inclusiva. Diante desse atual cenário, o
desenvolvimento do professor torna-se necessário para a sua prática pedagógica, com o
principal foco no ensino para todos, o qual deve ser direcionado com condições de equidade.
Assim, este trabalho de qualificação, apresentado ao Programa de Pós-Graduação em
Educação, da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, (linha de pesquisa: Formação de
Professores e Práticas Educativas), pretende como objeto de estudo analisar as percepções do
professor, em uma formação continuada, direcionada ao ensino de alunos da Educação Especial
numa perspectiva inclusiva, para compreender como esse processo pode ser trabalhado. O
estudo se consolidará em uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, através das coletas
de dados como instrumentos e o uso de entrevista semi-estruturada e observação participativa,
seguindo a fundamentação teórica de autores como: Brasil (2001, 2012); Lanuti (2022);
Luckesy (2011); Mantoan (2003, 2006, 2013); entre outros. O método para o desenvolvimento
da pesquisa será o indutivo, com análise interpretativa, e procedimento comparativo. Desse
modo, considerando o contexto exposto, tivemos como questão norteadora: Como a formação
continuada de professores pode contribuir em uma perspectiva inclusiva, com alunos da
Educação Especial, em relação às suas práticas pedagógicas em um ensino para todos? Tendo
como o objetivo geral da pesquisa: compreender o processo da formação continuada, para
docentes na perspectiva inclusiva, na construção de uma escola para todos. No que tange aos
objetivos específicos, elencamos: entender a formação docente a partir do viés de uma escola
inclusiva; pontuar procedimentos avaliativos para as reais características, potencialidades,
habilidades e identidades discentes com necessidades educacionais especiais; entender, em face
à ideia de superação de esteriótipos e de barreiras, a formação continuada do professor com
base nos fundamentos da inclusão de alunos considerados com deficiências; estruturar uma
trilha de apoio pedagógico ao professor com alunos da Educação Especial, com fins de
orientações docentes para uma prática inclusiva, em que, nesse contexto, a exclusão pela
ausência de conhecimento da realidade dos alunos seja, ao menos, minizada.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 7199 - FRANC LANE SOUSA CARVALHO DO NASCIMENTO
Interno - 6682 - IRIS MARIA RIBEIRO ROCHA
Externo à Instituição - JOSÉ EDUARDO DE OLIVEIRA EVANGELISTA LANUTI - UFMS
Notícia cadastrada em: 04/05/2023 10:31
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