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Banca de QUALIFICAÇÃO: KARINI DA SILVA PINTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARINI DA SILVA PINTO
DATA: 30/05/2023
HORA: 08:30
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma Microsoft TEAMS)
TÍTULO:

ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA: o potencial da Gamificação na busca por novos
horizontes educacionais.


PALAVRAS-CHAVES:

ensino de Geografia; metodologias ativas; Gamificação.


PÁGINAS: 81
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Este texto de Qualificação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação
Profissional versa sobre ensino de Geografia e a utilização da Metodologia Ativa Gamificação
como recurso para aprendizagem da disciplina É uma pesquisa que tem como objetivo geral
analisar de que forma o uso da metodologia ativa baseada na Gamificação pode contribuir
com o processo de ensino e aprendizagem de Geografia, e a partir desse contexto como um
álbum de figurinhas pode se tornar instrumento de aprendizagens na disciplina como produto
da pesquisa. Considera que o produto técnico/tecnológico acima assinalado pode auxiliar os
professores e estudantes na construção de conhecimentos geográficos. É fundamentada no
método Dialético e o tipo de pesquisa é Descritiva em relação ao objetivo proposto. Quanto
ao método de coleta de dados é de Levantamento, partindo de uma abordagem Qualitativa.
Será desenvolvida com 35 (trinta e cinco) estudantes do terceiro ano do Ensino Médio e 2
(dois) professores de Geografia da rede pública estadual. A pesquisa tem sua fundamentação
teórica quando discute o ensino de Geografia pautada em Cavalcanti (1998), Castellar (2009)
e Callai (2011). Para fundamentação sobre aprendizagem ativa e significativa, busca Freire
(2011), Dewey (1978), Ausubel (1980), Piaget (1979), Bacich e Moran (2018), Alves (2020),
Christofoletti (1985) e Silva (2020). Os resultados parciais evidenciam que é necessário
entender o ensino aprendizagem de Geografia sob uma perspectiva crítica e voltada para a
realidade dos estudantes, pautada numa necessidade real de implementação de novas
metodologias de ensino. Conclui parcialmente que a utilização de metodologia ativa baseada
na Gamificação traz ampla possibilidade de enriquecimento na construção de conhecimentos
geográficos para o ensino e aprendizagem, na perspectiva de que os estudantes sejam ativos e
engajados na construção do conhecimento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 6682 - IRIS MARIA RIBEIRO ROCHA
Interno - 7339 - RAIMUNDO NONATO MOURA OLIVEIRA
Externo à Instituição - NESTOR ANDRÉ KAERCHER - UFRGS
Notícia cadastrada em: 04/05/2023 08:20
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