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A gestão do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA, em Santa Inês/MA
gestão democrática; escola integral; IEMA; ensino aprendizagem.
O presente estudo vincula-se à linha de pesquisa Gestão Educacional e Escolar do Programa
de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão (PPGE/UEMA) e
versa sobre A gestão do IEMA – Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do
Maranhão – em Santa Inês. Está associada ao tema Gestão Educacional Democrática, que é
abordado na pesquisa, no intuito de caracterizar, analisar e investigar os reflexos do modelo
dessa gestão no processo de ensino aprendizagem dos estudantes do IEMA Pleno do
município de Santa Inês – MA. Perpassando desde o princípio de movimentos e
reivindicações no país acerca da gestão democrática, concepções de gestão, histórico e
fundação do IEMA no estado do Maranhão, bem como sua expansão. Pretende-se também
com a pesquisa perceber como os princípios e conceitos de Tecnologia de Gestão Educacional
– TGE – estão sendo implantados e desenvolvidos no cotidiano da gestão do Instituto em
Santa Inês. Por ser o IEMA uma escola de tempo integral, também é feita uma abordagem
dessa modalidade de ensino no Brasil, desde o princípio de sua implantação no país, avanços,
retrocessos, até a situação atual O modelo de gestão vigente no IEMA se faz em três
vertentes: Gestão Geral, Gestão Pedagógica e Gestão Financeiro/Administrativa, cada um
com suas responsabilidades dentro da escola, mas com as atividades realizadas
preponderantemente alinhadas e, claro, devem estar a serviço dos objetivos pedagógicos da
escola. Para o trabalho, será feito um apanhado sobre a gestão educacional democrática no
Brasil, (regulamentada pela Constituição Federal de 1988, em seu Art. 206, no inciso VI, na
qual estabelece a “gestão democrática do ensino público, na forma da lei.)” seus avanços,
retrocessos, suas conquistas, concepções históricas. O Produto Técnico-Tecnológico consiste
em um material de formação sobre TGE a ser disponibilizado para os IEMAs Plenos no
intuito de contribuir para a efetivação do modelo de gestão da Rede.