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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA LUIZA FERREIRA PINHEIRO SOARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA LUIZA FERREIRA PINHEIRO SOARES
DATA: 24/05/2023
HORA: 14:30
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma Microsoft TEAMS).
TÍTULO:

O ESTÁGIO S SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA: o que pensam os/as professores/as em formação.


PALAVRAS-CHAVES:

Formação de professores; estágio supervisionado; Pedagogia; IESF.


PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O presente estudo versa sobre o estágio supervisionado como componente curricular essencial
à formação do licenciado em Pedagogia, objetiva investigar de que maneira a prática do
estágio supervisionado permite desenvolver relações com as teorias aprendidas ao longo do
curso. A proposta defendida aqui é o estágio supervisionado como campo de pesquisa,
partindo da existência de uma relação indissociável da teoria com a prática. Faz-se uma
contextualização do estágio e sua relação com a formação de professores, partindo da análise
das falas narrativas dos(as) colaboradores(as) desta pesquisa, discentes do curso de Pedagogia
do Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF). A problemática central do estudo é: A
proposta para o estágio supervisionado constante no Projeto Pedagógico do Curso de
Pedagogia, na instituição lócus da pesquisa, propõe ações/atividades que permitam a análise,
o conhecimento e a reflexão do trabalho docente? A metodologia utilizada foi pesquisa
bibliográfica com intuito de embasar teoricamente o estudo, seguido da pesquisa narrativa,
com abordagem qualitativa, tendo como corpus as falas dos(as) colaboradores (as) da
pesquisa. Para a produção dos dados foram utilizados os seguintes instrumentais: roda de
conversas e a entrevista narrativa. Os autores que dialogaram com o estudo foram: Pimenta
(2012), Pimenta e Lima (2004), Buriolla (2011), Campos (2007), Ghedin, Oliveira e Almeida
(2015), Demo (2012), Tanuri et al. (2011), Imbernón (2014), Tardif (2005), Miranda (2018)
e Minayo (2007) dentre outros. As narrativas analisadas até o presente, nos dão como
resultados preliminares a necessidade de um diálogo pleno entre as disciplinas e o estágio,
bem como, a interação com o projeto político pedagógico do curso e maior apropriação teórica
por parte dos discentes para uma melhor compreensão do fazer pedagógico. As narrativas nos
mostram também a necessidade de um diálogo mais estreito com as escolas conveniadas,
campos de estágio dos professores em formação do curso de Pedagogia do IESF.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 6428 - SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA MIRANDA
Interno - 7199 - FRANC LANE SOUSA CARVALHO DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - ANTONIA EDNA BRITO - UFPI
Notícia cadastrada em: 02/05/2023 18:18
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