Telefone/Ramal: | Não informado |
OS MECANISMOS DE GESTÃO PARTICIPATIVA E SUAS REPERCUSSÕES NA QUALIDADE DO ENSINO NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS/MA
Gestão Escolar. Gestão Participativa. Gestão Democrática. Qualidade de Ensino
O presente texto de qualificação, com o tema “OS MECANISMOS DE GESTÃO
PARTICIPATIVA E SUAS REPERCUSSÕES NA QUALIDADE DE ENSINO NAS ESCOLAS
DE REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS/MA”, ora apresentado ao Programa de Pós-
Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), tem
como objetivo discutir a gestão escolar em uma perspectiva participativa e democrática
como uma estratégia para aprimorar a qualidade do ensino nas escolas públicas, com foco
na realidade de São Luís-MA. O trabalho é composto por três partes principais: a primeira
aborda os aspectos históricos e legais da gestão escolar, destacando a importância da
participação da comunidade escolar na gestão e a necessidade de promover uma gestão
democrática; a segunda parte explora o contexto histórico em torno da qualidade de ensino
e a importância da gestão escolar nesse processo, mostrando que a gestão pode ser uma
possibilidade de mediação para alcançar uma educação de qualidade; e a terceira parte
descreve a elaboração de um produto técnico tecnológico denominado Gestor Aprendiz que
tem como objetivo fornecer suporte aos docentes para a realização de uma gestão escolar
eficiente.