Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: FLAVIA DANIELLE SIMAS COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLAVIA DANIELLE SIMAS COSTA
DATA: 29/05/2023
HORA: 09:00
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma Microsoft TEAMS)
TÍTULO:

FORMAÇÃO CONTINUADA E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DOCENTES NA PROMOÇÃO DA REGULAÇÃO EMOCIONAL DOS DISCENTES DO IEMA PLENO DE SÃO LUÍS- MA


PALAVRAS-CHAVES:

Formação dos professores: Regulação Emocional: Bem-estar.


PÁGINAS: 67
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A presente pesquisa está ligada à linha de pesquisa Formação de professores e
práticas educativas do Mestrado Profissional em Educação da Universidade
Estadual do Maranhão e tem como objetivo analisar a contribuição da formação
continuada voltada para a constituição de práticas educativas docentes na promoção
da Regulação Emocional dos discentes do IEMA Pleno de São Luís. Parte-se do
seguinte problema norteador, o de saber como que o ambiente escolar por meio da
intervenção do corpo docente poderá contribuir na regulação emocional e influenciar
no bem-estar subjetivo dos adolescentes da Escola do IEMA Pleno de São Luís?
Para buscar resoluções deste, a presente pesquisa, dar-se-á por meio de uma
pesquisa-participante de abordagem qualitativa. Os métodos empíricos que serão
utilizados serão obtidos por meio da observação direta, realizada por meio da
percepção dirigida frente ao objeto de estudo, com base nos objetivos previamente
estabelecidos e mediante uma entrevista semiestruturada com os docentes do
componente curricular Projeto de Vida. Ao término, pretende-se dar a sociedade o
seguinte Produto Técnico-Tecnológico: adicionar na plataforma digital Ibutumy
utilizada nos IEMAs Plenos um campo destinado para a Formação dos professores
denominado de “Formações continuadas em prol da Regulação emocional”. Esta
plataforma será alimentada pelo setor pedagógico e conterá formações sobre
Regulação Emocional, matérias científicas a respeito, uma página para tirar dúvidas
sobre alguma situação do referido tema, além de fóruns contendo trocas de
experiência entre os discentes da rede. Por fim, para os docentes se autorregularem
emocionalmente, a plataforma também conterá a técnica Mindfulness.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DAYSE MARINHO MARTINS - UFMA
Interno - 6682 - IRIS MARIA RIBEIRO ROCHA
Presidente(a) - 867436 - SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 02/05/2023 17:01
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1