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Banca de QUALIFICAÇÃO: REGIANE PEREIRA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: REGIANE PEREIRA SILVA
DATA: 06/06/2023
HORA: 14:00
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma Microsoft TEAMS)
TÍTULO:

GESTÃO ESCOLAR: ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO À DEFASAGEM DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 EM BREU BRANCO-PA


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão escolar, defasagem de aprendizagem, pandemia


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta pesquisa vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da UEMA, no
curso de mestrado em educação profissional, analisa as ações estratégicas da gestão
escolar de duas instituições de educação básica do município Breu Branco-PA no
enfrentamento às defasagens de aprendizagem dos estudantes, durante as medidas
de contenção da Covid-19. Sintetizamos como objetivos específicos: a) identificar os
tipos de ações estratégicas utilizadas no enfrentamento à diminuição na
aprendizagem dos estudantes; b) caracterizar as finalidades e as ocorrências dessas
ações na relação com a superação da diminuição na aprendizagem dos estudantes;
c) analisar como as ações estratégicas de gestão escolar se mostram eficazes no
processo de superação da diminuição na aprendizagem dos estudantes, e, a partir
dessa análise, elaborar uma proposta de formação em gestão de planejamento
coletivo de ensino em vista do enfretamento da defasagem de aprendizagem dos
alunos. Para o estudo em pauta, buscamos a fundamentação teórico-metodológica
em autores como: Giroux (1988), Laval (2003), Freire (1970, 1992, 1999), Oliveira

(2010), Paro (2017) e Libâneo (2017), dentre outros. A pesquisa, de natureza crítico-
reflexiva, inscreve-se nos parâmetros da abordagem qualitativa, e encontra-se na fase

de aplicação dos instrumentos de coleta de dados para a análise dos resultados.
Como resultados parciais, apresentamos para esta qualificação, o seguinte texto, que
é constituído por cinco seções sendo que a primeira, refere-se a Introdução, a qual
discorre sobre a temática, trazendo os seguintes elementos: uma breve apresentação
da problematização revelando a questão central da pesquisa, objetivos geral e
específicos, detalhamento da metodologia, justificativa e indicação do referencial
teórico. A segunda seção apresenta: A gestão escolar nas políticas educacionais
brasileiras e a democratização do conhecimento escolar. Nesta seção apresentamos:
as concepções e fundamentos da gestão escolar, as concepções de gestão
democrática para a escola pública, a democratização do conhecimento como uma
prática da gestão escolar e o papel político-pedagógico dos agentes escolares na
gestão escolar. A terceira seção, em andamento, tratará sobre as práticas de gestão
escolar na e pós-pandemia da covid- 19, tendo por base os dados coletados na
pesquisa de campo. A quarta seção diz respeito ao desenho do Produto Tecnológico
Educacional (PTT), os primeiros delineamentos. Na finalização deste estudo, na
seção denominada “Considerações finais serão retomados os caminhos percorridos
com a perspectiva de chegar à referenciais para a consolidação do PTT.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANTONIA EDNA BRITO - UFPI
Interno - 809678 - GEORGYANNA ANDREA SILVA MORAIS
Presidente(a) - 7339 - RAIMUNDO NONATO MOURA OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 02/05/2023 10:13
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