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IMPLICAÇÕES DA PROVA BRASIL NA ORGANIZAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES
Educação. Avaliação em Larga Escala. Práticas Pedagógicas.
O presente texto de qualificação, vinculado à Linha de Pesquisa – Gestão Educacional e
Escolar, no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade
Estadual do Maranhão (PPGE/UEMA), busca fomentar reflexões acerca das implicações da
Prova Brasil na organização das práticas pedagógicas dos professores. E, partindo deste
pressuposto, tem-se como objetivo geral analisar as implicações da Prova Brasil nas práticas
pedagógicas das professoras do 5º ano. E como objetivos específicos: identificar a concepção
de avaliação externa das professoras; caracterizar as atividades de ensino desenvolvidas
pelas professoras, em função da Prova Brasil; elaborar estratégias formativas sobre avaliação
externa para a reorganização das práticas pedagógicas das professoras. Assim, busca-se
auxiliar no desenvolvimento de estratégias favoráveis ao processo de ensino-aprendizagem na
rede pública. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa de campo de abordagem
qualitativa. Os
aportes teóricos que fundamentam esta pesquisa, no que concerne a avaliação em larga escala
e as práticas pedagógicas, estão embasados a partir das contribuições de autores como Rocha
(2017), Correia (2017), Santos (2018), Silva (2021), Melo (2022), Afonso (2009). Ball (1992;
1994; 2002), Bresser Pereira (1998), Dias Sobrinho (2003; 2010), Castro (2005), Gatti (2009),
Saviani (2007, 2009), Freitas (2007; 2018), Hoffmann (2002), Esteban (2013), Luckesi (2005,
2011), Mészáros (2005; 2008), Bonamino (2002), Marcolla; Serafini (2021), Fonseca (2009),
Libâneo (2008), Minayo (2002) entre outros.O estudo justifica-se por apresentar uma proposta
de análise de novas abordagens críticas e teóricas a respeito da avaliação em larga escala. A
pesquisa foi realizada em cinco escolas da rede pública municipal de ensino, situada na zona
urbana de Caxias/MA. Os participantes da pesquisa são professores que lecionam no 5° ano
do ensino fundamental da rede pública, o instrumento utilizado para a produção dos dados foi
a entrevista. Através do conhecimento de tais implicações é possível criar ações que
contribuam para a obtenção de melhores resultados na educação. Como produto, esta pesquisa
traz um caderno pedagógico que contém informações sobre a formação em uma perspectiva
formativa no que diz respeito ao processo avaliativo nas práticas docentes. O objetivo é que
esse material sirva como fonte de consulta e inspiração para o compartilhamento de
informações junto aos demais docentes da rede municipal de Caxias – MA, contribuindo para
melhoria de sua prática pedagógica, no sentido de implementar o processo avaliativo nas
práticas docentes. Após levantar algumas das implicações da avaliação em larga escala, os
resultados da pesquisa de acordo com os relatos das colaboradoras buscam resultados
positivos a partir da Prova Brasil, por exemplo, embora não signifique aprendizagem para
os alunos, uma vez que se direciona o olhar para os aspectos quantitativos, além de legitimar
o discurso de poder e controle por meio da lógica de mercado Portanto, frente a essa
realidade, percebe-se que no processo avaliativo com o caráter em larga escala, o currículo é
centralizado na direção dos rendimento dos alunos a partir da Prova Brasil, por isso na fala
das professoras a utilização do simulado é marcante, pois é disseminado enquanto
metodologia do treino como uma preparação para a prova.