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Banca de QUALIFICAÇÃO: POLIANE DE LIMA VAZ DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: POLIANE DE LIMA VAZ DA COSTA
DATA: 24/05/2023
HORA: 15:30
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma Microsoft TEAMS)
TÍTULO:

VALORIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: reflexos na prática pedagógica do professor em Timon-MA no período de 2014-2022


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Infantil; políticas educacionais; valorização de professores.


PÁGINAS: 96
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A presente pesquisa discute “Valorização do trabalho docente na Educação Infantil no
município de Timon/MA”. Para este estudo, faremos um recorte temporal entre 2014-2022,
período em que o novo Plano Nacional de Educação (PNE) foi promulgado, através da Lei
13.005/2014 e, a partir disso, focalizamos nas metas de valorização dos(as) professores(as). A
pesquisa foi desenvolvida em âmbito municipal e buscou responder ao seguinte
questionamento: Como a valorização do trabalho docente reflete na prática pedagógica na
Educação Infantil no município de Timon-MA no período de 2014 -2022? Diante disso,
objetivou investigar como a valorização do trabalho docente reflete na prática pedagógica na
Educação Infantil no município de Timon-MA. Nesse sentido, percorreu um caminho
investigativo com os seguintes objetivos específicos: Identificar na prática pedagógica, os
reflexos da valorização do trabalho docente na Educação Infantil; Descrever ações sobre a
valorização profissional de professores da Educação Infantil no município de Timon (MA),
presentes no Plano de Carreiras, Cargos e Salários (PCCS); Analisar as políticas públicas de
valorização profissional de professores, considerando o que propõem os documentos oficiais
em nível de país e município, no período de 2015-2022. Elaborar e executar um curso de
formação, com duração de 80 horas, com ciclo de estudos sobre as políticas públicas de
valorização dos professores da Educação Infantil e os impactos destas na prática pedagógica.
Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de caráter exploratório, que realizou um
trabalho de campo com análise e tratamento do material empírico e documental. A coleta de
dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, cujos dados foram tratados a partir da
análise do conteúdo, técnica mediante a qual foi feita a codificação e categorização das falas
dos sujeitos entrevistados, o que deu condições para fazer uma análise da valorização do
trabalho docente na Educação Infantil no município de Timon-MA. A partir das análises
reveladas por autores que versam sobre a valorização dos(as) professores(as) da Educação
Infantil, além de documentos oficiais, tais como: Constituição de 1988, a LDBEN no 9.394/1996
e os Planos PNE (2014-2024), PEE do Estado do Maranhão (2014-2024) , PME de Timon
Maranhão ( 2015-2025), entre outros, o estudo até o presente momento que questões antigas,
ou seja, relativas às últimas décadas ainda permanecem, embora muito se tenha feito no campo
das políticas públicas para a valorização dos(as) professores(as). Porém, cabe destacar que,
mesmo diante de lutas pela valorização do trabalho docente, as análises dos planos permitem
concluir, previamente, que ocorreram alguns avanços quanto ao cumprimento de metas

referentes à valorização dos(as) professores(as), outras estão estagnadas, o que requer um
esforço conjunto dos entes estaduais, municipais e federais para que toda e qualquer política
pública esteja assegurada por recursos financeiros para que ocorra a concretização.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 824.330.623-49 - ANTONIO SOUSA ALVES - UFPA
Interno - 126.291.807-35 - KALLYNE KAFURI ALVES - UFES
Externo à Instituição - MARIA CARMEM BEZERRA LIMA - UESPI
Notícia cadastrada em: 27/04/2023 09:05
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