Notícias

Banca de DEFESA: LILLIAN RAQUEL BRAGA SIMÕES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LILLIAN RAQUEL BRAGA SIMÕES
DATA: 10/05/2023
HORA: 11:00
LOCAL: A defesa será realizada presencial no Laboratório de Metodologia Ativas - Prédio CECEN
TÍTULO:

PSICODRAMA PEDAGÓGICO: um estudo de caso no ensino superior


PALAVRAS-CHAVES:

ensino superior; formação de professores; Psicodrama Pedagógico.


PÁGINAS: 155
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta pesquisa de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação
Profissional da Universidade Estadual do Maranhão, tem como foco o Psicodrama
Pedagógico, método que nasceu em um campo terapêutico, mas alargou esse
campo de conhecimento à Educação. O Psicodrama Pedagógico é constituído de
atividades integradas por trabalhos em grupo, jogos e dramatizações para
desenvolver uma temática específica e tem sido utilizada para além da área
educacional em empresas e organizações para treinamento e seleção. Nesse
sentido, a pesquisa objetiva analisar a utilização desse método no ensino superior, a
partir de um estudo de caso, com base na relação teórica da afetividade nas
aprendizagens. O método utilizado é o Fenomenológico, por envolver a percepção
dos participantes sobre sua experiência com o método no local da pesquisa, o
Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF), em São Luís. De acordo com os
objetivos, é um estudo do tipo Exploratório, com base no fato de que no cenário do
ensino superior, esse é um tema pouco explorado. A pesquisa se consolida em um
estudo de caso, com abordagem qualitativa, através da coleta de dados com o uso
de entrevista semi-estruturada e grupo focal seguindo a fundamentação teórica em
Gamez e Marques (2021), Gil (2008); Minayo, Deslandez e Gomes (2007); Moreno
(2014); Romanã (1996), entre outros, que viabilizam a historicidade da trajetória do
Psicodrama, seu método e correlação com a afetividade no ensino superior.
Apresenta, como resultado das análises, a constatação de que o método é um
recurso com resultados significativos na sua aplicação na sala de aula, válido,
efetivo, inovador, que tem feito um diferencial nas aprendizagens no lócus da
pesquisa. Conclui que é necessário ampliar as possibilidades de conhecimento do
método na formação de professor, tornar significativo o uso de diferentes campos,
utilizar materiais de referência como protagonista do processo de aprendizagem,
como o Psicodrama Pedagógico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 6682 - IRIS MARIA RIBEIRO ROCHA
Interno - 7339 - RAIMUNDO NONATO MOURA OLIVEIRA
Externo à Instituição - FRANCISCA MORAIS DA SILVEIRA - UFMA
Notícia cadastrada em: 24/04/2023 13:50
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1