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NARRATIVAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL: do legal ao vivido
Educação Infantil; Formação de Professores; Políticas Públicas.
Este estudo tem o título “Narrativas de Professoras da Educação Infantil sobre formação
continuada e valorização profissional: do legal ao vivido” e se justifica pela necessidade de
discutir como as políticas de formação de professores possibilitam uma formação humana do
professor em vista da formação humana das crianças, numa perspectiva de articulação das
práticas pedagógicas ao universo infantil, considerando as especificidades das crianças como
sujeitos historicamente situados. Assim sendo, pretende responder ao seguinte problema de
pesquisa: De que forma as políticas de formação de professores atendem às necessidades da
prática docente na educação infantil de Caxias-MA? Para tanto, definimos como objetivo
geral: Compreender como as políticas de formação de professores atendem às necessidades da
prática docente na Educação Infantil de Caxias-MA, e específicos: Identificar as concepções
de Educação Infantil presentes nas políticas de formação de professores da educação básica;
caracterizar as políticas de formação de professores oferecidas para a educação infantil;
analisar as políticas de formação de professores da Educação Infantil, no que concerne à
formação crítico-reflexiva; elaborar, a partir das análises realizadas, um repositório digital
com proposta de formação para professores da Educação Infantil que proporcione uma prática
crítica e reflexiva. Trata-se de uma pesquisa narrativa, em que adotamos a pesquisa
documental, a entrevista semi estruturada e a observação como técnica de coleta de dados.
Nesse sentido, faremos uso da triangulação para análise dos dados, através do método
materialista histórico-dialético. O aporte teórico conta com Saviani (2005, 2007, 2013, 2018,
2020); Vygotsky (2000); Rego (1998); Nascimento (2020); Coimbra (2023), Bobbio (2011),
entre outros. A pesquisa encontra-se na fase de fundamentação teórica e análise documental,
em que os resultados preliminares indicam que as políticas públicas de Caxias-MA,
desconsideram a formação do professor de Educação Infantil numa perspectiva humana que
atendam as necessidades de uma prática transformadora. As próximas etapas da pesquisa
serão a pesquisa de campo e a aplicação do Produto Técnico Tecnológico.