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Banca de DEFESA: POLIANA ANDRESSA COSTA MELONIO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: POLIANA ANDRESSA COSTA MELONIO
DATA: 10/05/2023
HORA: 08:30
LOCAL: A defesa será realizada presencial no Laboratório de Metodologia Ativas - Prédio CECEN
TÍTULO:

AFETO E COGNIÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL:potencialidades da dimensão socioafetiva na aprendizagem


PALAVRAS-CHAVES:

afetividade; Educação Infantil; aprendizagem; práticas pedagógicas.


PÁGINAS: 190
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

As discussões empreendidas acerca da dimensão socioafetiva na Educação Infantil tem ganhado
cada vez mais destaque entre a comunidade cientifica e acadêmica, isso se deve ao
reconhecimento da relação interfuncional que a afetividade estabelece com a cognição humana,
tornando-se elemento potencializador da aprendizagem infantil. Nesse sentido, a pesquisa de
abordagem qualitativa, tem como objetivo central analisar as implicações da dimensão
socioafetiva e suas possibilidades de potencializar o desenvolvimento da criança nas práticas
pedagógicas na Educação Infantil desenvolvendo um livro paradidático para a promoção desta
relação. Tem a assertiva que a relação afeto e cognição na Educação Infantil é aspecto fundante
para a consolidação da aprendizagem da criança, corroborando assim para o seu
desenvolvimento. Nesse percurso, alinhando ao objetivo geral, este estudo busca ainda,
identificar o lugar de infância e criança na história para contextualizar os conceitos de afeto e
Educação Infantil; discutir a dimensão afetiva como mediação à aprendizagem infantil e
identificar a relação entre as práticas pedagógicas dos professores e a afetividade para a
mediação da aprendizagem infantil. A pesquisa está orientada nos princípios do método
Histórico-Dialético e nos pressupostos da Psicologia Sócio-Histórica. Segundo os objetivos
traçados é de tipo descritiva e, quanto à coleta de dados, é de levantamento. Para a construção
do arcabouço teórico que fundamenta este estudo, define a relação afeto-cognição a partir das

contribuições de Wallon (1986) e Vigotski (2000). Esses autores tratam a unidade afetivo-
cognitivo como aspecto que materializa a atividade humana e torna a afetividade e a cognição

partes inerentes da aprendizagem, deste modo se constitui em elemento essencial para a
Educação Infantil. No que concerne à concepção de criança, infâncias e a implicações
socioafetivas como mediação para potencializar a aprendizagem infantil está desenhado a partir
das contribuições de Agamben (2005); Sarmento (2008); Kuhlmann Jr. (1998); Tardiff (2002);
Formosinho (2007); Zeichner (2010); entre outros. As análises levantadas apresentam como
resultado as significações produzidas por professores da Educação Infantil sobre a afetividade
como mediação para o desenvolvimento das aprendizagens infantis, concluindo que apesar de
estarem intrinsicamente ligadas a concepção de acolhimento na rotina escolar, não incorporam
a perspectiva cartesiana com enfoques organicistas, que torna polarizada a relação afeto e
cognição, conferindo ao aparato afetivo a condição de subjugado ao cognitivo. Conclui
finalmente que as implicações da dimensão das relações socioafetivas nas práticas pedagógicas
da Educação Infantil e as possibilidades de potencializar a aprendizagem da criança, decorrem
da compreensão da relação afeto e cognição como substrato histórico-cultural constituído no
coletivo dos homens. Dessa maneira para as que as professores participantes, o suporte
socioafetivo assume a condição sine qua non para a consolidação do processo de aprendizagem
das crianças, reverberando na promoção de práticas pedagógicas significativas e
contextualizadas na Educação Infantil.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 7199 - FRANC LANE SOUSA CARVALHO DO NASCIMENTO
Presidente(a) - 6682 - IRIS MARIA RIBEIRO ROCHA
Externo à Instituição - JOSÉ CARLOS DE MELO - UFMA
Notícia cadastrada em: 14/04/2023 11:01
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