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Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDO LUCAS DA SILVA GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDO LUCAS DA SILVA GOMES
DATA: 24/04/2023
HORA: 14:00
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma Microsoft TEAMS)
TÍTULO:

O DISCURSO HETERONORMATIVO NO CONTEXTO ESCOLAR: uma análise dos livros paradidáticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental em Caxias, Maranhão


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino Fundamental; Heteronormatividade; Livros Paradidáticos.


PÁGINAS: 66
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Os livros paradidáticos são recursos pedagógicos utilizados em sala de aula para auxiliar no
processo de ensino-aprendizagem, todavia, podem se configurar em materiais que reforçam
determinadas atitudes e comportamentos baseados na norma heterossexual, desconsiderando
outras manifestações organizacionais de sexualidades. Assim, este texto de qualificação,
apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual do
Maranhão – UEMA, dentro da linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas
Educativas, traz como objetivo analisar a presença do discurso heteronormativo nos livros
paradidáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Caxias, Maranhão.
Como desmembramento deste objetivo central, se delineiam os seguintes objetivos específicos:
Investigar a presença da norma heterossexual nos livros paradidáticos dos anos iniciais do
Ensino Fundamental; Descrever o discurso heteronormativo contido nos livros paradidáticos
dos anos iniciais do Ensino Fundamental; Compreender as preposições performativas da norma
sexual presente nos paradidáticos em análise; Desenvolver uma proposta pedagógica com os
resultados obtidos na pesquisa em relação a heteronormatividade em formato de e-book. No
que se refere a metodologia trata-se de uma pesquisa do tipo documental e bibliográfica, de
abordagem qualitativa, e tendo como pressuposto teórico os Estudos Culturais em Educação
para a problematização dos resultados. Pretendemos utilizar 16 (dezesseis) paradidáticos para
análise, sendo recolhidos em 4 (quatro) escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental da
rede municipal de Caxias, Maranhão. Para a organização dos dados optamos pela Análise do
Conteúdo de Bardin (2011), onde serão construídas categorias e subcategorias e então
utilizaremos a Análise do Discurso visando problematizar os discursos heteronormativos nos
livros paradidáticos. Os resultados parciais indicam que a norma heterossexual contida nestes
materiais é visível por meio das representações familiares, nas cores dicotômicas que estimulam
a normalização, no reforço aos estereótipos de homens e mulheres e através das ilustrações de
brinquedos com marcações distintas para cada gênero. Apresenta-se ainda, com o processo de
investigação do estudo, um esboço inicial do Produto Técnico Tecnológico que pretende ser
construído, se configurando em uma proposta pedagógica para uso nas salas de aula dos anos
iniciais.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 799117 - ANA PATRICIA SA MARTINS
Presidente(a) - 7336 - JACKSON RONIE SA DA SILVA
Externo à Instituição - NILVANETE GOMES DE LIMA - IFMA
Notícia cadastrada em: 05/04/2023 11:25
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