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DISCURSOS SOBRE O CORPO HUMANO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Corpo Humano; Livros Didáticos; Educação Física Cultural.
A pesquisa intitulada “Discursos sobre o corpo humano nos livros didáticos de
Educação Física dos anos iniciais do Ensino Fundamental” tem como objetivo analisar,
a partir da perspectiva teórico-metodológica dos Estudos Culturais em Educação, os
discursos sobre o corpo humano presentes nos livros didáticos de Educação Física dos
anos iniciais do Ensino Fundamental adotados na rede municipal de ensino de São Luís.
Portanto, faz- se necessário problematizar que os conhecimentos sobre o corpo humano
apresentado para os professores e as professoras desenvolverem aulas com os alunos
nos anos iniciais do Ensino Fundamental deveriam ir além de saberes biológicos,
contemplando saberes sociais, culturais e psicológicos, levando desta maneira estes
estudantes conhecerem seu próprio corpo melhorando o cuidado e posicionado- o na
sociedade em que vivemos, respeitando suas diferenças e as das pessoas em sua volta.
Trata- se de uma pesquisa documental, de cunho qualitativo, que busca trabalhar com
discursos e representações que precisam ser compreendidos, analisados e
problematizados, preocupando- se em compreender relações, valores, atitudes, crenças,
hábitos e representações e a partir desse conjunto de fenômenos humanos gerados
socialmente, compreender e interpretar a realidade. Como procedimentos metodológicos
da referida pesquisa documental, serão analisados livros do componente curricular de
Educação Física dos anos iniciais do Ensino Fundamental do município de São Luís,
Maranhão, Brasil. O estudo estará pautado no currículo cultural da Educação Física,
entendida como uma manufatura coletiva, pois a coletividade, a cooperação e a
participação conferem atualidade e relevância para os debates do campo da Educação
Física. Um ensino que se propõe ser construído com o outro, nas relações cotidianas da
Educação Física escolar, em que pesem significados diversos, plurais e de
reconhecimento de diferença. Sendo assim, será importante ampliar a discussão do tema
corpo humano na escola, trazendo a busca pela compreensão desse corpo enquanto
histórico, sociocultural, político e econômico que perpassa as dimensões biológicas.