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Banca de DEFESA: LARISSA CHRISTINE PINHEIRO NUNES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARISSA CHRISTINE PINHEIRO NUNES
DATA: 25/04/2023
HORA: 09:00
LOCAL: A defesa será realizada presencial no Espaço 01 (Prédio Pedagogia - CECEN)
TÍTULO:

LIBRARIA - LITERATURA ACESSÍVEL: contribuições da Tecnologia Assistiva Digital para os multiletramentos do aluno surdo


PALAVRAS-CHAVES:

Aplicativo. Ensino e Aprendizagem. Surdez. Tecnologia Assistiva Digital.


PÁGINAS: 261
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O presente estudo vincula-se à Linha de Pesquisa de Formação de Professores e Práticas
Educativas, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade
Estadual do Maranhão (PPGE/UEMA), e versa sobre a compreensão de como a implementação
de Tecnologias Assistivas Digitais – TADs, na prática docente pode favorecer o processo de
letramento dos alunos surdos. Tem por objetivo precípuo compreender o uso e as possibilidades
das TADs, por meio do desenvolvimento de um aplicativo com interface de leitura acessível,
para a promoção efetiva dos multiletramentos de alunos surdos. A pesquisa se caracteriza como
um estudo de abordagem qualitativa com base empírica, de caráter exploratório, com inspiração
metodológica no materialismo histórico-dialético proposto por Hegel, além de ser do âmbito de
uma pesquisa de desenvolvimento. Os pressupostos teóricos e analíticos que fundamentam este
estudo, no que concerne a Inclusão, Surdez, Multiletramentos, Tecnologias Assistivas Digitais,
etc., estão desenhados a partir das contribuições de autores Bersch (2012), Berkeley (1998),
Cortelazzo (2012), Ferreiro; Teberosky (1999), Freire (1996), Nascimento (2016), Perlin
(2004), Quadros (2007), Soares (2003), Strobel (1998), entre outros, além de documentos
normativos oficiais que amparam e regulam a Educação de Surdos no Brasil e no mundo. No
que se refere a pesquisa exploratória, foi realizada em sites especializados no atendimento
educacional para o público surdo e plataformas de aplicativos como Apple Store, Play Store e
Microsoft Store. As análises levantadas indicaram que o uso pedagógico das TADs proporciona
sobremaneira a compreensão e aprendizagem de seus usuários, pois definem uma metodologia
que em substituição a um ensino descritivo e memorístico. Compete aos professores o domínio
das TAD, de modo a instaurar as diferenças qualitativas nas práticas pedagógicas. Desta forma,
é possível a integração das atividades pedagógicas com os recursos, estimulando a criatividade
e a autonomia diante da dinâmica da aprendizagem. O Produto Técnico-Tecnológico é um
aplicativo de leitura acessível intitulado Libraria. Acredita-se que com esta pesquisa possamos
contribuir com a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, dando ferramentas para os
docentes, no sentido de instrumentalizá-los para uma prática pedagógica inclusiva efetiva, ao
passo que oportuniza o acesso de todos à leitura, independentemente de suas limitações.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 6682 - IRIS MARIA RIBEIRO ROCHA
Externo à Instituição - KACIANA NASCIMENTO DA SILVEIRA ROSA - UFMA
Presidente(a) - 867436 - SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 03/04/2023 10:30
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