Notícias

Banca de DEFESA: MARY LUIZA SILVA CARVALHO VILA NOVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARY LUIZA SILVA CARVALHO VILA NOVA
DATA: 22/03/2023
HORA: 15:00
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma Microsoft TEAMS)
TÍTULO:

A CONTRIBUIÇÃO DO GESTOR ESCOLAR PARA A REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS A PARTIR DA EDUCAÇÃO INFANTIL


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão Escolar. Educação Infantil. Desigualdades Educacionais. Legislação Educacional. Liderança em Gestão Escolar.


PÁGINAS: 243
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A presente dissertação versa sobre o trabalho desenvolvido por gestoras de
instituições de Educação Infantil da rede pública municipal de São Luís, Maranhão, a
partir da análise da atuação das mesmas, com vistas à implementação dos marcos
teóricos e legais para esta etapa. Parte do pressuposto de que o gestor escolar
desempenha um papel de liderança extremamente relevante junto à escola nessa
implementação e, por conseguinte, para a garantia da qualidade da Educação Infantil,
o que pode repercutir na redução de desigualdades educacionais nas etapas
posteriores de escolarização. Para tanto, segue a linha teórica do materialismo
dialético, visando ressaltar a importância da prática social para a transformação da
realidade, tal qual aponta Kosik (2002). Nesse sentido, apresenta como produto da
pesquisa um e-book, destinado à gestores de instituições de educação infantil, com o
intuíto de contribuir para a qualidade dos processos educativos junto às crianças de
zero a cinco anos de idade. Discorre sobre as concepções de Infância e Criança
enquanto categorias centrais nesta etapa da educação básica, fundamentando-se em
Hewyood (2004), Ariès (2006), Oliveira (2011), Sarmento (2013), dentre outros.
Explicita os marcos legais da Educação Infantil e a percepção de Kuhlmann Jr. (2001),
Kramer (2006), Campos e Rosemberg (2009), Abuchaim (2018) sobre esse amparo
legal. Traz em seu bojo discussões sobre a importância da qualidade da educação
Infantil para a redução das desigualdades educacionais a partir das contribuições de
Coleman (1966), Crahay (2002, 2013), Campos (2011, 2013, 2020) Heckman (2006,
2012), Campos et al. (2011), bem como apresenta um breve histórico da gestão da
educação a partir de autores como Sander (2007), Souza (2009), Lück (2015) e
aborda as dimensões da gestão escolar à luz das contribuições de Lück (2009, 2013,
2014), Paro (2011), Libâneo, Oliveira e Toshi (2012), Libâneo (2015) e Souza (2021).
O percurso teórico-metodológico desta investigação está ancorado em uma
abordagem qualitativa, de natureza descritiva. Os dados coletados através de um
questionário elaborado na ferramenta executiva Google Forms e através de
entrevistas semiestruturadas realizadas com duas gestoras, foram analisados e
categorizados de modo a permitir uma melhor visualização dos resultados. A
investigação evidenciou que o(a) gestor(a) pode contribuir para assegurar o direito
das crianças a uma educação de qualidade com certas limitações impostas pelos
desafios enfrentados frente às falhas do poder público.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JOSÉ CARLOS DE MELO - UFMA
Interno - 7362 - MARIA GORETTI CAVALCANTE DE CARVALHO
Presidente(a) - 7385 - SANDRA REGINA RODRIGUES DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 09/03/2023 09:20
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer1.s1i1