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Banca de QUALIFICAÇÃO: MANOELA PESSOA MATOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MANOELA PESSOA MATOS
DATA: 27/03/2023
HORA: 08:00
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma Microsoft TEAMS)
TÍTULO:

DECOLONIALIDADES E (TRANS)FORMAÇÕES: proposições à práticas interculturais


PALAVRAS-CHAVES:

Decolonialidade. Colonialidade do saber. Práticas educativas. Formação docente. Interculturalidade.


PÁGINAS: 76
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Este estudo pretende investigar sobre decolonialidades na formação inicial
docente, a partir das concepções de saber de pedagogas e pedagogos docentes dos cursos de
licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA),
bem como refletir e apontar caminhos que oportunizem práticas transformadoras e contribuam
para uma educação intercultural. Pretendemos, ainda, analisar as Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica, definida pela
CNE/CP, no 02/2019, buscando compreender o sentido e significado que vem dando aos
currículos dos cursos de licenciaturas do Brasil. A metodologia se fundamenta na utilização
da pesquisa do tipo estudo de caso, com análises documental e bibliográfica dos instrumentos
legais e oficiais da instituição, através do entendimento e perspectivas da teoria decolonial.
Caracteriza-se pelo seu caráter qualitativo e baseia-se na geração de dados através do uso de
entrevistas semiestruturadas, com questões organizadas por eixos temáticos. Os sujeitos da
pesquisa serão constituídos por pedagogas e pedagogos do IFMA, que atuam como docentes
nos cursos de licenciatura da instituição. Pretendemos reunir um conjunto de informações que
nos permitam interpretar, através dos participantes, as implicações da colonialidade do saber
na formação docente. A pesquisa utilizará os seguintes elementos centrais de abordagens:
Decolonialidades, Colonialidade do saber, Formação docente, Práticas educativas e
Interculturalidade, os quais vão orientar as entrevistas. Quanto à análise e interpretação dos
dados gerados, optamos pelo uso da técnica qualitativa do método de análise linguística dos
enunciados, orientada pelo dialogismo bakhtiniano. Além disso, a pesquisa será ancorada na
epistemologia Decolonial, enquanto metodologia de compreensão e interpretação, o que nos
auxiliará na sistematização dos resultados. Ao longo do processo investigativo, pretendemos
construir uma formação pedagógica, materializada em um ebook, bem como um Canal
Digital Interativo Decolonial, a ser disponibilizado na Plataforma Eskada da UEMA, bem
como no Site do IFMA.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 799117 - ANA PATRICIA SA MARTINS
Externo à Instituição - ELISANGELA SANTOS DE AMORIM - UFMA
Interno - 673.830.683-00 - JOSENILDO CAMPOS BRUSSIO - UFMA
Notícia cadastrada em: 09/03/2023 09:04
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