Banca de DEFESA: MARCOS FELIPE SILVA DUARTE

DISCENTE: MARCOS FELIPE SILVA DUARTE
DATA: 28/02/2023
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma Microsoft TEAMS)

O CORPO MASCULINO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS:uma análise dos discursos sobre o corpo masculino e a retirada da categoria “gênero” da Base Nacional Comum Curricular

Corpo Masculino; BNCC; Livros Didáticos; Pesquisa Documental.

ÁREA: Educação

O corpo humano, através de esforços de diversos setores e instituições sociais, é historicamente nomeado, descrito, analisado, privilegiado ou marginalizado. Quando focalizamos o corpo masculino são perceptíveis discursos que têm por base as máximas da ciência médica e biológica, bem como a pedagogia do convívio em sociedade. O corpo masculino reflete o período e espaço no qual se insere, a existência e as práticas desse corpo constroem discursos e vice versa. A escola e os livros didáticos são espaços que discursam o corpo masculino e que, portanto, podem contribuir para a percepção dos sujeitos quanto ao seu corpo e à construção da masculinidade a partir de discursos que pautam as relações de poder envoltas nas questões de gênero. Dentre os documentos que regem a educação nacional destaca-se a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que em 2017 por pressões conservadoras teve as menções a “gênero” retiradas de seu texto original. A partir de uma pesquisa qualitativa documental analiso aqui cinco coleções de livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) cedidas por escolas da rede pública municipal e estadual do bairro da Cidade Operária, São Luís MA. Nessas coleções busco os discursos sobre o corpo masculino e objetivo problematiza-los com base nos Estudos Culturais em Educação, tomando a noção de discurso foucaultiana onde os objetos são produzidos também pelos discursos. A partir dos processos de leitura flutuante e em profundidade construí categorias e subcategorias para a discussão dos resultados. O observado na análise é que os livros didáticos ainda se baseiam em uma noção binária que correlaciona sexo e gênero, onde a perspectiva biológica do corpo foca na capacidade reprodutora do homem, e que quase nunca discursam corpos intersexo ou transgênero, mas que os livros trazem alguns discursos que pautam a contestação de padrões corporais, o papel social do homem e privilégios do patriarcado. Essa pesquisa gerou como Produto Técnico Tecnológico um livro em formato de e-book com propostas pedagógicas para se trabalhar o corpo masculino na escola.

Presidente(a) - 7336 - JACKSON RONIE SA DA SILVA
Interno - 799117 - ANA PATRICIA SA MARTINS