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Banca de DEFESA: ALEXSANDRA GOMES BARROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXSANDRA GOMES BARROS
DATA: 28/02/2023
HORA: 10:30
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma Microsoft TEAMS)
TÍTULO:

CONTRIBUIÇÕES DA OBRA DE GUACIRA LOPES LOURO PARA PENSAR A EDUCAÇÃO SEXUAL COMO CATEGORIA DE FORMAÇÃO DOCENTE


PALAVRAS-CHAVES:

educação sexual; formação docente; pensamento queer.


PÁGINAS: 267
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A abordagem qualitativa orienta a pesquisa documental e bibliográfica da presente dissertação,
permitindo a análise do discurso de Guacira Lopes Louro sobre a Educação Sexual como

categoria de formação docente. Os pressupostos teóricos da pesquisa abrangem as classes pós-
modernidade, pós-crítica em educação, pós-estruturalista foucaultiana, dos estudos culturais em

educação e pensamento queer. Fizemos o levantamento de dados documentais a partir de
artigos, capítulos de livros e livros de autoria de Guacira Lopes Louro, além de entrevistas e
palestras concedidas por ela. Também consideramos algumas bases normativas que estruturam
a educação brasileira, com destaque na formação inicial e continuada de docentes, tendo como
foco a educação sexual como categoria. Quanto ao levantamento de dados bibliográficos,
compilamos a partir de publicações (artigos, capítulos de livros e livros) de autoras/es que
escrevem a partir de Guacira Lopes Louro. A analítica foucaultiana da pesquisa tem
centralidade nas categorias dispositivo, discurso, prática discursiva, condição de produção e
modos de subjetivação. Guacira Lopes Louro não só considera como de fundamental
importância que a categoria Educação Sexual seja parte orgânica do currículo de formação
inicial docente, como também entende que os processos de formação continuada devem assumir
o tema, dadas as demandas que são pronunciadas na própria escola, sendo uma questão de
relevância histórica, social, cultural, política e acadêmica, em particular ao considerarmos os
atuais delineamentos e “silêncios” das políticas educacionais brasileiras sobre a categoria
Educação Sexual. O “silêncio” se torna ainda mais perverso quando é considerada a dimensão
cultural, haja vista desconfiar da naturalização/biologização da sexualidade hétero. É
centralidade da pesquisa a Formação de Professoras/es para o trabalho com Educação Sexual.
Assim é que biografamos Guacira Lopes Louro e dissertamos sobre a Educação Sexual e a
Formação de Professoras/es no campo da Educação Sexual. O Produto Técnico-Tecnológico
(PTT) é uma proposta pedagógica de formação docente, que, a partir de problematizações,
confere pistas para o trabalho com a categoria Educação Sexual em um viés pós-crítico, pois
entendemos que o dispositivo da pedagogia da sexualidade heteronormativa e normalizadora,
através de suas operações, produz assujeitamentos violentos, aviltantes e sistemáticos para
realizar o apagamento e a subalternização das sexualidades qualificadas como abjetas,
periféricas ou anormais. A educação problematizadora, com disposição queer, sinaliza
possibilidades para a educação e a Educação Sexual em uma perspectiva de cidadania.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 799117 - ANA PATRICIA SA MARTINS
Presidente(a) - 7336 - JACKSON RONIE SA DA SILVA
Externo à Instituição - JANE FELIPE DE SOUZA - UFRGS
Notícia cadastrada em: 23/02/2023 09:47
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