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Banca de DEFESA: JUCENILDE THALISSA DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JUCENILDE THALISSA DE OLIVEIRA
DATA: 06/03/2023
HORA: 10:00
LOCAL: A defesa será realizada de forma hibrida no Laboratório de Metodologias Ativas - CECEN
TÍTULO:

PERCEPÇÕES SOBRE O CORPO FEMININO NEGRO NO ENSINO DE BIOLOGIA: INVESTIGANDO PROPOSIÇÕES DIDÁTICAS


PALAVRAS-CHAVES:

Corpo feminino negro. Ensino de Biologia. Proposições didáticas.


PÁGINAS: 178
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Este trabalho se insere no campo das pesquisas educacionais que problematizam temas de
relevância social presentes no espaço pedagógico escolar, e busca compreendê-los a partir de
uma perspectiva contextual histórica e sociocultural, que trazem em si a vertente dos estudos
pós-críticos, os quais se propõem a discutir sobre práticas educacionais, currículos e demandas
da diferença inscritas em relações de poder, investiga questões de gênero, sexualidade, raça,
etnia, ente outras, questionando padronizações e universalização. Ao investigarmos o corpo
feminino negro no ensino de Biologia propomos perceber como as categorias corpo (Louro,
Goellner, Beauvoir), sexo/gênero/feminino (Scott, Beauvoir, Butler, Louro) e raça/cor (Hall,
Guimarães, Grosfoguel) estão imbricadas na construção da sua significação situadas em um
sócio-histórico e cultural brasileiro. Os Estudos Feministas Negro em que cabem autoras como
bell hooks, Sueli Carneiro, Lélia González, Angela Davis, nos permitem pensar a complexidade
de um corpo atingido pelo racismo e pelo sexismo simultaneamente. Este trabalho também se
aproxima dos Estudos Decoloniais e Culturais. Assim, esta pesquisa tem por objetivo analisar
como o desenvolvimento de proposições didáticas podem oportunizar ressignificações acerca
do corpo feminino negro no Ensino de Biologia a partir de uma perspectiva desconstrucionista,
histórico-cultural de caráter antirracista e antissexista em que desenvolvemos através dos
recursos tecnológicos digitais Padlet e Canva. Esta investigação, desse modo, se caracteriza
como uma pesquisa-ação desenvolvida em uma escola da rede estadual de ensino da cidade de
São Luís - MA, com turmas do 3o ano do EM. As ações teórico-metodológicas se dão a partir
de uma abordagem qualitativa com Análise Dialógica do Discurso (BRAIT, 2006;
VOLOCHINOV, 2017), intuindo responder a seguinte questão: Como proposições didáticas
intervencionistas sob a perspectiva sociocultural do corpo feminino negro podem oportunizar
(re)significações no ensino de Biologia? O corpus de análise reúne questionários
desenvolvidos, produções das/os colaboradoras/es e relatos do Blog diário de campo. Os
resultados de uma prática de pesquisa desenvolvida em aproximadamente um semestre letivo
demonstraram a percepção de temáticas socioculturais e, consequentemente, da abordagem do
corpo feminino negro distanciadas do ensino de Biologia por professoras/es e alunas/os, mas
ao longo das práticas percebemos desconstruções e ressignificações no entendimento da
temática, bem como, as práticas didático-pedagógicas desenvolvidas que revelam
possibilidades para isso, e tornam possível pensar formas outras de educação crítica e reflexiva
do contexto social. Como Produto Técnico Tecnológico temos uma proposta formativa para
professoras/es e alunas/os materializada em um Ebook interativo com proposições para o
desenvolvimento práticas didático-pedagógicas que possibilitem ressignificar o corpo feminino
negro no ensino de biologia a partir de uma perspectiva desconstrucionista, histórico-cultural
de caráter antirracista e antissexista.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 799117 - ANA PATRICIA SA MARTINS
Interno - 7336 - JACKSON RONIE SA DA SILVA
Externo à Instituição - LUCIMAR ROSA DIAS - UFPR
Notícia cadastrada em: 07/02/2023 10:23
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