Telefone/Ramal: | Não informado |
O USO DO DESIGN THINKING NO TCC DO IEMA: QUAL A REPERCUSSÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR?
Design Thinking; ODS; Formação do professor; IEMA.
A pesquisa “O uso do design thinking no TCC do IEMA: qual a repercussão na formação do professor?” tem por objetivo investigar a repercussão desta metodologia na formação do professor. A motivação desta pesquisa nasce do contexto profissional que o autor vive. Assim, a pesquisa nasce da necessidade de formação de orientadores de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), o qual possui a arquitetura que envolve o empreendedorismo, a inovação, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sustentado metodologicamente pelo Design Thinking. Acrescenta-se a tal necessidade uma segunda: compreender como o uso da abordagem Design Thinking (metodologia do TCC) repercute na formação do professor. Para alcançar este objetivo, optou-se por uma abordagem qualitativa: a pesquisa-ação. O atual estágio da pesquisa já cumpriu as etapas: Investigação das dimensões do TCC do IEMA; O IEMA e sua concepção de educação; Mapeamento do estado de conhecimento sobre a formação de professores e Design Thinking; Investigação do processo de formação continuada do professor no IEMA. Por fim, apresenta-se um esboço do produto técnico- tecnológico.