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Banca de DEFESA: JERFFESON MIGUEL DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JERFFESON MIGUEL DE OLIVEIRA
DATA: 19/12/2022
HORA: 15:00
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma Google Meet)
TÍTULO:

A PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO UM PRINCÍPIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: uma análise da atuação dos Conselhos Escolares no município de Capitão de Campos - PI


PALAVRAS-CHAVES:

Conselho Escolar. Gestão Democrática. Participação. Democracia.


PÁGINAS: 170
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O presente estudo ―A participação social como um princípio da gestão democrática: uma
análise da atuação dos Conselhos Escolares no município de Capitão de Campos – PI‖
parte do seguinte problema de pesquisa: Como o princípio da participação social, via
Conselho Escolar, pode contribuir para democratização da gestão escolar? Este estudo tem
como objetivo analisar, a partir da atuação do colegiado escolar de duas escolas de ensino
fundamental da rede municipal de Capitão de Campos/PI, como o princípio da participação
social pode contribuir para efetivar a gestão democrática. A pesquisa parte da perspectiva
de uma abordagem qualitativa e foi desenvolvida no município de Capitão de Campos,
localizado a aproximadamente 118 km da capital Teresina do estado do Piauí. Para tanto, o
texto parte do conceito e papel do conselho escolar. Aborda, ainda, o campo teórico da
democracia e da participação nas ideias clássicas e contemporâneas, tomando por base, os
seguintes autores: (BOBBIO, 1982, 1987, 1998), (MONTAÑO E DURIGUETTO, 2011),
(COUTINHO, 2008), (OSÓRIO, 2019), (BORDENAVE, 1994), (HELD, 1991), (CABRAL
NETO, 1997); (PARO, 2000, 2016, 2018), (SANDER, 2007, 2009), (NETO; CASTRO, 2011),
(SANTOS, 2004, 2008), (HORA, 2007a, 2007b), (ANTUNES, 2008), (ADRIÃO; CAMARGO,
2001) e outros que contribuíram para melhor compreensão acerca do tema em evidência.
Identificamos no corpo teórico deste trabalho, que os Conselhos Escolares representam a
instância superior no âmbito das escolas, não apenas pela autonomia no processo de
tomada de decisão, mais pelo poder que tem de estimular a capacidade crítica e reflexiva
dos sujeitos sociais que compõe esse órgão colegiado. A partir das análises das falas dos
sujeitos, diagnosticamos que os Conselhos Escolares ainda representam com fragilidade, os
interesses da comunidade no espaço escolar, entre os principais motivos, encontramos a
falta de conhecimento, e principalmente tempo para que os sujeitos possam se envolver nas
questões da escola. Além dessas conclusões preliminares, destacamos que a participação
social contribui para democratização da gestão escolar, à medida que os interesses
coletivos no interior da escola, fortalecendo processo de ensino e aprendizagem, e
ampliando a compreensão dos sujeitos educativos. Nesse sentido, é urgente que a
comunidade compreenda que não basta saber que um órgão colegiado é importante para
escola, mas que é necessário conhecer suas funções e atribuições, desenvolvendo a
autoconsciência crítica e reflexiva de si mesmo, para que entendam o impacto de suas
ações sobre a sua realidade e na daqueles que estão envolvidos com a mesma causa.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 6474 - ANA LÚCIA CUNHA DUARTE
Presidente(a) - 824.330.623-49 - ANTONIO SOUSA ALVES - UFPA
Externo à Instituição - TEREZINHA FÁTIMA ANDRADE MONTEIRO DOS SANTOS - UFPA
Notícia cadastrada em: 05/12/2022 09:10
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