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Banca de DEFESA: LIGIA DO SOCORRO SOUZA GONCALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIGIA DO SOCORRO SOUZA GONCALVES
DATA: 16/09/2022
HORA: 16:00
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma Microsoft TEAMS)
TÍTULO:

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PORTO RICO DO MARANHÃO: Implementação e avaliação


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão educacional e escolar democrática; Projeto Político Pedagógico; Porto Rico – MA.


PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Este projeto se desenvolve a partir da concepção de gestão democrática, assegurada na
Constituição Federal (CF) de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
(LDBEN) de 1996 e no Plano Nacional de Educação (PNE) da Lei n.º 13.005, de junho de
2014. Neste escopo legal, entende-se o Projeto Político Pedagógico (PPP) como um
instrumento que possibilita a gestão democrática na escola. Dessa forma, a pesquisa “Projeto
Político Pedagógico nas escolas Municipais de Porto Rico do Maranhão: implementação e
avaliação”, tem como objetivo fortalecer os princípios da gestão democrática das escolas
municipais, com a elaboração de um curso de formação continuada desenvolvido com a
comunidade escolar sobre implementação e avaliação de PPP. Busca-se, também, perquirir o
entendimento dos profissionais de educação (gestor escolar, professor, coordenador
pedagógico e técnico da Secretaria Municipal de Educação – SEMED) sobre a relevância do
PPP para a gestão escolar democrática, que viabilize um planejamento contextualizado com a
realidade social e local em que a escola está inserida. Para isso, desenvolveu-se instrumento
metodológico que se apoiam em compreender a relação dos sujeitos com o objeto de estudo,
neste caso o PPP. O caminho pesquisado é de natureza qualitativa, pesquisa bibliográfica,
documental e de campo. Para a produção de dados, desenvolveu-se o questionário via
formulário do google forms como instrumento de abordagem qualitativa, que apontaram os
principais desafios e limites elencados pelas escolas no processo implementação e avaliação
do PPP. As considerações finais apontam que o PPP é um instrumento que norteia a gestão
escolar no trabalho pedagógico, com orientações que organizam e conduzem o cotidiano
escolar, baseado no princípio democrático com a participação coletiva. Portanto, se reafirma a
importância de um curso de formação continuada desenvolvido com a comunidade escolar
sobre elaboração, implementação e avaliação de PPP. O aporte teórico com alguns autores,
Pimenta (1995), Paro (2011, 2016), Libâneo (2012, 2009), Veiga (2013), Luck (2011), Cury
(2002).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 6474 - ANA LÚCIA CUNHA DUARTE
Externo ao Programa - 807588 - MARCIA RAIKA E SILVA LIMA
Interno - 866138 - NADJA FONSECA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 12/09/2022 15:16
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