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GESTÃO ESCOLAR E APRENDIZAGEM: uma análise do Modelo Tecnologia de Gestão Educacional (TGE) adotado em uma Unidade Plena do IEMA
gestão escolar; Tecnologia de Gestão Educacional (TGE); aprendizagem.
O presente estudo, apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) –
Mestrado Profissional em Educação, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), insere-
se na Linha de Pesquisa Gestão Educacional e Escolar, cujo objetivo foi analisar o Modelo de
gestão escolar “Tecnologia de Gestão Educacional (TGE)”, buscando apreender as
repercussões na organização do sistema de gestão escolar, no trabalho docente, no processo
ensino-aprendizagem e na qualidade da educação em uma Unidade Plena do Instituto de
Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). O campo analítico e discursivo levou
em conta as reformas educacionais ocorridas a partir da década de 1990, com fulcro para a
gestão escolar democrática definida na Constituição de 1998 e na Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional (LDBEN) de 1996. Em sua especificidade o estudo analisou um Modelo
de gestão escolar adotado pelo IEMA, numa parceria do estado do Maranhão com empresas
que atuam no setor educacional, entendendo tal iniciativa como parte da relação público-
privado no setor educacional do país, em atendimento à lógica de mercado. Deram suporte
conceitual à compreensão e à análise do fenômeno em tela: Costa (2006), Dourado (2012),
Laval (2019), Libâneo (2007), Lück (2009, 2013a, 2013b, 2015), Militão (2015), Paro (2008),
Peroni (2006, 2009, 2012, 2020), Peroni e Caetano (2015), entre outros. A pesquisa enquadra-
se na abordagem qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994), e adotou análise documental,
entrevistas semiestruturadas e questionário. Contou com a participação de dois gestores,
professores e alunos da Unidade de ensino pesquisada. O estudo buscou responder à seguinte
questão: As práticas de gestão escolar, fundamentadas no Modelo “Tecnologia de Gestão
Educacional (TGE)”, repercutem na aprendizagem dos estudantes do IEMA? Entre as
principais evidências, destacamos: o Modelo de gestão TGE adotado pelo IEMA, reflete
orientações, estratégias e premissas administrativas, pedagógicas e financeiras calcadas nos
princípios da eficiência e eficácia, com foco em resultados; As práticas gerenciais do TGE
obscurecem a participação da comunidade no planejamento de ensino, no trabalho
pedagógico, no monitoramento e na avaliação de resultados educacionais e interfere na
autonomia da escola. O TGE adota concepções centralizadoras de gestão e ferramentas
prontas e padronizadas; Embora os entrevistados afirmem haver repercussões favoráveis do
TGE na organização do sistema de gestão escolar, no trabalho docente, no processo ensino-
aprendizagem e na qualidade da educação da unidade escolar estudada, tendo em conta os
resultados alcançados pela Unidade escolar no Índice de Desenvolvimento da Educação
Básica (IDEB), denotam a contradição quando afirmam o desconforto com a rigidez do
Modelo, a carga de rotinas exageradas, além da preocupação com a posição da escola no
ranking entre as outras escolas da rede estadual de ensino. Como contribuição deste estudo, e
atendendo à modalidade do Mestrado, propomos, como Produto Técnico Tecnológico, um
documento com diretrizes para a realização de Conselho de Classe Participativo, destinado a
estudantes, professores e gestores, com o objetivo de subsidiar o trabalho da gestão escolar de
uma unidade do IEMA Pleno, por meio da reconfiguração desse momento
avaliativo/deliberativo, tendo por base os fundamentos da gestão democrática, com vistas à
garantia de uma educação de qualidade voltada à formação integral dos estudantes