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Banca de DEFESA: LILIA MENDES LOBATO MELONIO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LILIA MENDES LOBATO MELONIO
DATA: 14/09/2022
HORA: 09:00
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma Microsoft TEAMS)
TÍTULO:

GESTÃO ESCOLAR E APRENDIZAGEM: uma análise do Modelo Tecnologia de Gestão Educacional (TGE) adotado em uma Unidade Plena do IEMA


PALAVRAS-CHAVES:

gestão escolar; Tecnologia de Gestão Educacional (TGE); aprendizagem.


PÁGINAS: 222
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O presente estudo, apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) –

Mestrado Profissional em Educação, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), insere-

se na Linha de Pesquisa Gestão Educacional e Escolar, cujo objetivo foi analisar o Modelo de

gestão escolar “Tecnologia de Gestão Educacional (TGE)”, buscando apreender as

repercussões na organização do sistema de gestão escolar, no trabalho docente, no processo

ensino-aprendizagem e na qualidade da educação em uma Unidade Plena do Instituto de

Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). O campo analítico e discursivo levou

em conta as reformas educacionais ocorridas a partir da década de 1990, com fulcro para a

gestão escolar democrática definida na Constituição de 1998 e na Lei de Diretrizes e Bases da

Educação Nacional (LDBEN) de 1996. Em sua especificidade o estudo analisou um Modelo

de gestão escolar adotado pelo IEMA, numa parceria do estado do Maranhão com empresas

que atuam no setor educacional, entendendo tal iniciativa como parte da relação público-

privado no setor educacional do país, em atendimento à lógica de mercado. Deram suporte

conceitual à compreensão e à análise do fenômeno em tela: Costa (2006), Dourado (2012),

Laval (2019), Libâneo (2007), Lück (2009, 2013a, 2013b, 2015), Militão (2015), Paro (2008),

Peroni (2006, 2009, 2012, 2020), Peroni e Caetano (2015), entre outros. A pesquisa enquadra-

se na abordagem qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994), e adotou análise documental,

entrevistas semiestruturadas e questionário. Contou com a participação de dois gestores,

professores e alunos da Unidade de ensino pesquisada. O estudo buscou responder à seguinte

questão: As práticas de gestão escolar, fundamentadas no Modelo “Tecnologia de Gestão

Educacional (TGE)”, repercutem na aprendizagem dos estudantes do IEMA? Entre as

principais evidências, destacamos: o Modelo de gestão TGE adotado pelo IEMA, reflete

orientações, estratégias e premissas administrativas, pedagógicas e financeiras calcadas nos

princípios da eficiência e eficácia, com foco em resultados; As práticas gerenciais do TGE

obscurecem a participação da comunidade no planejamento de ensino, no trabalho

pedagógico, no monitoramento e na avaliação de resultados educacionais e interfere na

autonomia da escola. O TGE adota concepções centralizadoras de gestão e ferramentas

prontas e padronizadas; Embora os entrevistados afirmem haver repercussões favoráveis do

TGE na organização do sistema de gestão escolar, no trabalho docente, no processo ensino-

aprendizagem e na qualidade da educação da unidade escolar estudada, tendo em conta os

resultados alcançados pela Unidade escolar no Índice de Desenvolvimento da Educação

Básica (IDEB), denotam a contradição quando afirmam o desconforto com a rigidez do

Modelo, a carga de rotinas exageradas, além da preocupação com a posição da escola no

ranking entre as outras escolas da rede estadual de ensino. Como contribuição deste estudo, e

atendendo à modalidade do Mestrado, propomos, como Produto Técnico Tecnológico, um

documento com diretrizes para a realização de Conselho de Classe Participativo, destinado a

estudantes, professores e gestores, com o objetivo de subsidiar o trabalho da gestão escolar de

uma unidade do IEMA Pleno, por meio da reconfiguração desse momento

avaliativo/deliberativo, tendo por base os fundamentos da gestão democrática, com vistas à

garantia de uma educação de qualidade voltada à formação integral dos estudantes


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 6474 - ANA LÚCIA CUNHA DUARTE
Externo à Instituição - FRANCISCA DAS CHAGAS SILVA LIMA - UFMA
Presidente(a) - 7172 - SEVERINO VILAR DE ALBUQUERQUE
Notícia cadastrada em: 05/09/2022 10:01
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