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Banca de DEFESA: NATALIA ABREU DA CUNHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATALIA ABREU DA CUNHA
DATA: 13/09/2022
HORA: 14:00
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma Microsoft TEAMS)
TÍTULO:

O ARTE-EDUCADOR E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: um estudo de caso sobre o Arte-Educador no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA)


PALAVRAS-CHAVES:

ensino de arte; ensino integrado; identidade docente.


PÁGINAS: 176
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O ensino de arte colabora de forma significativa com o desenvolvimento da sensibilidade
estética e da percepção crítica do estudante em todas as modalidades de ensino. No Maranhão,
o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) oferece em
tempo integral um ensino que propõe a integração entre ensino médio propedêutico e ensino
técnico em um único currículo na oferta do Ensino Integrado, apresentando em sua matriz
curricular o componente Arte, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
(LDBEN). Todavia, com o contexto da Lei 13.415, que trata da Reforma do Ensino Médio, o
componente Arte tornou-se estudos e práticas, perdendo espaço de carga horária assegurada
neste nível de ensino em função da redução da carga horária máxima total de 1.800 horas para
os 3 anos. Face a esta realidade, a presente dissertação buscou compreender os reflexos que
tal contexto trouxe para a prática do ensino de arte no Maranhão, especificamente a partir da
Lei 13.415, no ensino integrado. Essa pesquisa realizou-se a partir do relato de como o ensino
da Arte é desenvolvido nessa instituição, com abordagem Fenomenológica em Merleau-Ponty
(2018). Como fundamentação teórica deste estudo, as bases estão em Ferraz e Fusari (2001),
Pimenta (1997), Barbosa (2009), (2012), (2013), Pacheco (2012) e Brasil (1971), (1996),
(1998), (2016), (2017), (2018). A abordagem metodológica reúne aplicação de questionário e
entrevistas semiestruturadas aplicadas à comunidade escolar do IEMA bem como pesquisa
bibliográfica e documental para melhor compreensão do objeto. Este trabalho está divido em
4 seções, nos quais é relatado o histórico do ensino de arte, os ajustes legais em relação ao
ensino profissional no Brasil e seus reflexos na educação e a estrutura pedagógica do Instituto
Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Concluiu-se que é
necessária maior atenção sobre o papel do ensino de arte na Educação Profissional e Técnica
(EPT), pois o Arte-Educador é provocado, nesse contexto, a desconstruir preconceitos que
ainda existem sobre a (não) relação entre arte e formação técnica e educação dos discentes
para aspectos estéticos, criatividade, imaginação, percepção apurada e criticidade, que são
desenvolvidos por meio da experiência artística. Como Produto Técnico Tecnológico (PTT),
foi elaborada uma proposta pedagógica de galeria virtual para exposição dos trabalhos
artísticos dos estudantes, acesso a pequenos relatos da experiência na visão do estudante e do
Arte-Educador sobre as temáticas artísticas de forma interativa, com vistas a fortalecer a
relação entre o ensino de arte e a EPT.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 7336 - JACKSON RONIE SA DA SILVA
Presidente(a) - 7362 - MARIA GORETTI CAVALCANTE DE CARVALHO
Externo ao Programa - 7323 - RAIMUNDA NONATA FORTES CARVALHO NETA
Notícia cadastrada em: 31/08/2022 09:49
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