Telefone/Ramal: | Não informado |
O ARTE-EDUCADOR E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: um estudo de caso sobre o Arte-Educador no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA)
ensino de arte; ensino integrado; identidade docente.
O ensino de arte colabora de forma significativa com o desenvolvimento da sensibilidade
estética e da percepção crítica do estudante em todas as modalidades de ensino. No Maranhão,
o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) oferece em
tempo integral um ensino que propõe a integração entre ensino médio propedêutico e ensino
técnico em um único currículo na oferta do Ensino Integrado, apresentando em sua matriz
curricular o componente Arte, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
(LDBEN). Todavia, com o contexto da Lei 13.415, que trata da Reforma do Ensino Médio, o
componente Arte tornou-se estudos e práticas, perdendo espaço de carga horária assegurada
neste nível de ensino em função da redução da carga horária máxima total de 1.800 horas para
os 3 anos. Face a esta realidade, a presente dissertação buscou compreender os reflexos que
tal contexto trouxe para a prática do ensino de arte no Maranhão, especificamente a partir da
Lei 13.415, no ensino integrado. Essa pesquisa realizou-se a partir do relato de como o ensino
da Arte é desenvolvido nessa instituição, com abordagem Fenomenológica em Merleau-Ponty
(2018). Como fundamentação teórica deste estudo, as bases estão em Ferraz e Fusari (2001),
Pimenta (1997), Barbosa (2009), (2012), (2013), Pacheco (2012) e Brasil (1971), (1996),
(1998), (2016), (2017), (2018). A abordagem metodológica reúne aplicação de questionário e
entrevistas semiestruturadas aplicadas à comunidade escolar do IEMA bem como pesquisa
bibliográfica e documental para melhor compreensão do objeto. Este trabalho está divido em
4 seções, nos quais é relatado o histórico do ensino de arte, os ajustes legais em relação ao
ensino profissional no Brasil e seus reflexos na educação e a estrutura pedagógica do Instituto
Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Concluiu-se que é
necessária maior atenção sobre o papel do ensino de arte na Educação Profissional e Técnica
(EPT), pois o Arte-Educador é provocado, nesse contexto, a desconstruir preconceitos que
ainda existem sobre a (não) relação entre arte e formação técnica e educação dos discentes
para aspectos estéticos, criatividade, imaginação, percepção apurada e criticidade, que são
desenvolvidos por meio da experiência artística. Como Produto Técnico Tecnológico (PTT),
foi elaborada uma proposta pedagógica de galeria virtual para exposição dos trabalhos
artísticos dos estudantes, acesso a pequenos relatos da experiência na visão do estudante e do
Arte-Educador sobre as temáticas artísticas de forma interativa, com vistas a fortalecer a
relação entre o ensino de arte e a EPT.