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Banca de DEFESA: PAULO RICARDO AMARAL OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULO RICARDO AMARAL OLIVEIRA
DATA: 16/09/2022
HORA: 14:00
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma Microsoft TEAMS)
TÍTULO:

O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E SUA INTERRELAÇÃO COM OS PRINCÍPIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: uma análise em uma escola pública municipal de São Luís


PALAVRAS-CHAVES:

Projeto Político Pedagógico. Gestão Democrática. Autonomia. Participação.


PÁGINAS: 316
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A presente pesquisa faz parte do Programa de Pós Graduação em Educação – PPGE da
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas
em Planejamento e Qualidade na Educação Básica (GPQE), e tem por título “O PROJETO
POLÍTICO PEDAGÓGICO E SUA INTER-RELAÇÃO COM OS PRINCÍPIOS DA
GESTÃO DEMOCRÁTICA: uma análise em uma escola pública municipal de São Luís –
MA”. A pesquisa conta como objetivo primário: analisar o processo de atualização do Projeto
Político Pedagógico de uma escola pública municipal em São Luís – MA, identificando a
inter-relação estabelecida desse processo com os princípios da Gestão Democrática. Com a
finalidade de se alcançar essa proposta, define-se como objetivos secundários: apresentar um
recorte histórico sobre a transição da administração escolar em direção a Gestão Democrática,
tendo em vista os condicionantes históricos, políticos e econômicos que interferiram nesse
processo; conhecer as concepções de gestão escolar que fundamentam a materialidade dos
Projetos Políticos Pedagógicos, tendo como critério os princípios da autonomia, participação
e descentralização; discutir os pressupostos pedagógicos, políticos e metodológicos que
norteiam a atualização do Projeto Político Pedagógico e produzir uma proposta de formação
com a finalidade de auxiliar na construção ou atualização do Projeto Político Pedagógico com
base nos princípios da Gestão Democrática. Desenvolvendo-se um Estado do Conhecimento,
foi possível consolidar alguns autores que nortearam a pesquisa, tais quais: Alarcão(2001);
Cury (2002; 2013 e 2015); Demo (1985; 1995; 1997 e 1999); Dourado (2004; 2006 e 2007);
Drabach (2009; 2010 e 2013); Ferreira (2004 e 2009); Gadotti (1994; 1997 e 2000); Hora
(2012); Libâneo (2012; 2013 e 2015); Luck (1991; 1997; 2009, 2013a; 2013b e 2017);
Oliveira (2004; 2014 e 2015); Paro (1993; 1998; 2007; 2012 e 2016); Rosar (2001; 2012;
2015 e 2017); Veiga (2003; 2009; 2013 e 2019); Vasconcellos (2002 e 2019). A metodologia
adotada tem uma abordagem qualitativa, com o método de análise dialético, conta também
com um procedimento de análise descritivo e explicativo e foi realizado no formato de estudo
de caso. Em relação a construção da pesquisa, se utilizou do levantamento de referenciais
bibliográficos e documentais. No contexto da pesquisa de campo, os instrumentos de coleta de
dados foram entrevistas semiestruturadas, questionários e grupo focal, e o público alvo desses
instrumentos foi um grupo de professores, a gestão, a técnica de acompanhamento pedagógico
da rede e os pais. Sobre a definição da instituição pesquisada, foi uma escola, (mais
especificamente um anexo), que faz parte da rede pública de ensino de São Luís - MA, que
trabalha com alunos de anos iniciais do ensino fundamental. Sobre a análise dos dados se
utilizou o procedimento de análise do conteúdo com a finalidade de buscar os significados das
falas e respostas obtidas. A pesquisa contou com seis seções, a primeira é a introdução, a
segunda seção versa sobre a modificação do paradigma da administração escolar em direção a
Gestão Democrática e o contexto da redemocratização do Brasil, a terceira trata sobre uma
análise da temática da gestão democrática, a quarta versa sobre os aspectos que compõem o
Projeto Político Pedagógico, a quinta foca na análise dos resultados da pesquisa de campo, a
sexta traz as conclusões do estudo em voga. Os resultados obtidos desvelam que o tema do
PPP ainda encontra dificuldades basilares para implementação no contexto escolar. Ressalta-
se ainda que a pesquisa conta com a construção de um Produto Pedagógico, este é uma
proposta de formação com os temas abordados no contexto da pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 865065 - ALBIANE OLIVEIRA GOMES
Interno - 824.330.623-49 - ANTONIO SOUSA ALVES - UFPA
Externo à Instituição - CARLOS ANDRÉ SOUSA DUBLANTE - UFMA
Notícia cadastrada em: 22/08/2022 10:11
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