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Banca de DEFESA: CARLA DANIELE SOUZA CHAGAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLA DANIELE SOUZA CHAGAS
DATA: 09/09/2022
HORA: 09:00
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma Microsoft TEAMS)
TÍTULO:

O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA: implicações para a melhoria da qualidade da educação na rede pública municipal de ensino de São Luís/MA


PALAVRAS-CHAVES:

Educação; Gestão Escolar democrática; Qualidade da Educação.


PÁGINAS: 240
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Este estudo teve como objetivo analisar o papel do gestor escolar no âmbito das ações

realizadas na escola, buscando apreender possíveis contribuições para a melhoria da

qualidade da educação na rede pública municipal de São Luís – MA. A análise levou

em conta os princípios da gestão democrática, definidos na Constituição de 1988 e na

LDBEN 9.394/96. O campo analítico e discursivo considerou o contexto histórico da

gestão educacional e escolar, mas com destaque para o recorte temporal, a partir dos

anos 1990, momento inicial de importantes reformas na educação brasileira,

impulsionadas pela Reforma do Estado e pela atual LDBEN. Com a ampliação do

atendimento educativo, em consonância com os princípios da gestão democrática, a

partir de então, o papel do gestor escolar se amplia e passa a figurar associado à

qualidade da educação que se realiza na escola. A compreensão e a análise do

fenômeno contou com o aporte teórico-conceitural de Albuquerque (2013); Bezerra

(2009); Ferreira (2011); Fonseca e Oliveira (2011); Lück (2010); Paro (2002, 2005,

2009, 2011); entre outros. A pesquisa enquadra-se na abordagem qualitativa

(BOGDAN e BIKLEN, 1994), e adotou como procedimentos de investigação, análise

documental, entrevistas semiestruturadas e observação do campo empírico. Contou

com a participação de dois gestores escolares e nove professores de duas escolas

pertencentes à rede de ensino pública municipal de São Luís. O estudo buscou

responder à seguinte questão: o trabalho do gestor escolar, no âmbito das ações

realizadas na escola, contribui para a melhoria da qualidade da educação escolar na

rede pública municipal de São Luís/MA? Entre as principais evidências, destacamos:

a escolha dos gestores das escolas pesquisadas dá-se por indicação política,

contrariando o que propugna a Meta 19 do PNE e do PME do município de São Luís;

a organização da gestão escolar e o trabalho do gestor são realizadas por práticas

centralizadoras e, em alguma medida, autoritárias. Embora os gestores e professores

entrevistados tenham demonstrado certo entendimento sobre gestão democrática,

não garantem espaços participativos para discutir e tomar decisões sobre questões

que incidem sobre o trabalho administrativo e, principalmente, o pedagógico. Por fim,

os resultados alcançados por este estudo não permitem afirmar sobre contribuições

do trabalho dos gestores das escolas pesquisadas, para a qualidade da educação,

tendo em conta, além das evidências já apontadas, os resultados do IDEB auferido

pelas escolas face às Metas projetadas pelo MEC, embora reconhecendo que outros

fatores como o trabalho docente, estrutura e instalações, além de recursos materiais

e humanos precisem ser levados em conta no atendimento educativo, com vistas à

qualidade da educação. Como contribuição deste estudo, e atendendo à modalidade

da presente Dissertação, propomos, como Produto Técnico Tecnológico, um c

Pedagógico para Gestores Escolares, com o objetivo de subsidiar o trabalho do gestor

escolar, levando em conta o papel que desempenha, bem como os fundamentos

teórico-práticos e críticos da gestão democrática, com vistas à garantia de uma

educação de qualidade social voltada à formação integral dos estudantes.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 6474 - ANA LÚCIA CUNHA DUARTE
Externo à Instituição - GABRIELA SOUSA REGO PIMENTEL - UNEB
Presidente(a) - 7172 - SEVERINO VILAR DE ALBUQUERQUE
Notícia cadastrada em: 18/08/2022 10:58
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