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ENSINO DE SOCIOLOGIA: repensando práticas pedagógicas a partir da Lei da Reforma do Ensino Médio e da LDB n. 9.394/96
Currículo. Ensino de Sociologia. Novo Ensino Médio. Lei n. 13.415/17.
Considerando a Lei 13.415/17 que trata da implementação da nova organização curricular do
ensino médio, analisamos os reflexos de um currículo estruturado em cinco Itinerários
Formativos e na Base Nacional Curricular Comum. Nos dispomos a identificar as estratégias
teórico-metodológicas do ensino de Sociologia inerentes às vigentes demandas educacionais,
de modo a compreender a correlação entre o ensino de Sociologia e a formação humana do
discente, buscando a valorização das suas características sociais e culturais. Santos (2004)
fortaleceu a contextualização histórica acerca dos conhecimentos sociológicos. Nossa
sustentação metodológica está na pesquisa qualitativa com um atravessamento nos Estudos
Culturais, respaldados pela perspectiva pós-estruturalista presente em Louro (2007), Moreira
(1994; 1995; 2001), Moreira e Silva (1994; 2018), Silva (1994; 2010). A contraposição à uma
educação normalizadora e fortalecimento da escola dentro das pedagogias culturais foram
abraçados nas teorias de Miskolci (2012), Berticelli (2001) e Lopes e Macedo (2011). Minayo
(2009) e Sá- Silva (2019), trouxeram a fundamentação de uma pesquisa social, que a acolheu
a pesquisa documental enquanto método de procedimento. Vivenciamos um momento
austero, a legislação para Novo Ensino Médio tem pregado a máxima de encaminhar o aluno
para o mercado e para o mundo do trabalho, seguindo as ordens e os cursos do capital.
Infelizmente, a formação humana tem sido dispensada na conclusão do ciclo básico, se
indispondo a realizar de fato, a formação integral desse sujeito. As idas e vindas da disciplina
às salas de aulas, têm trazido inúmeros desafios para as Ciências Sociais. As relações de poder
constituem o processo da Reforma como um todo, e estão impressas nas interligações entre o
contexto sócio-histórico e suas reproduções na esfera econômica. As discussões aqui
desenvolvidas intensificaram a construção de uma proposta pedagógica voltada para os
Centro de Ensino Educa Mais, instituições educacionais estaduais em São Luís (MA), que
perpassam por esse momento de integralização do ensino. Estimamos ascender a importância
da Sociologia no ambiente escolar e na dimensão da formação humana, permitindo ao
professor de Sociologia criar espaços para resistir contra o apagamento da disciplina na parte
diversificada do currículo, embora ainda esteja diante das amarras arbitrárias conferidas ao
cenário educativo na atual trama brasileira.