Banca de DEFESA: CHARLE FERREIRA PAZ

DISCENTE: CHARLE FERREIRA PAZ
DATA: 30/07/2022
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma Google Meet)

FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE E PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL: um olhar sobre suas vivências didáticas em duas escolas da rede municipal de Altos – PI

Formação Inicial de Professores. Relação Teoria/Prática no Processo Formativo. Prática Pedagógica

ÁREA: Educação

Este estudo teve como objetivo analisar as contribuições da formação inicial docente para a prática pedagógica do professor no contexto de sala de aula, face às transformações sociais que provocaram novas demandas nos processos de ensino e aprendizagem a partir da década de 90. A questão problema que orientou o desenvolvimento desse trabalho foi: A formação inicial do professor de ensino fundamental tem contribuído no contexto da sociedade contemporânea para além de uma dimensão instrumental da profissão, provocando mudanças significativas nas práticas docentes? Nesse entendimento, a formação inicial do futuro professor deve estabelecer um dialógico entre a base teórica do curso de licenciatura com a realidade do cotidiano escolar, possibilitando a compreensão do papel do professor como mediador de uma educação emancipatória. Buscamos refletir criticamente sobre a relação entre teoria e prática na formação inicial docente, por meio da análise das políticas de formação inicial docente a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN de 1996, com apoio em estudiosos da área da Educação, como Saviani, Duarte, Freitas, Freire, Gatti, que concebem a educação numa dimensão crítica, por conseguinte, na formação de professores, sem prescindir de outros estudiosos que, oferecem subsídios para a compreensão do processo formativo, como Alarcão, Libâneo, Tardif, entre outros. A pesquisa é de natureza qualitativa, pelo seu objeto de viés humano, portanto, social e de abordagem descritiva. Como instrumentos para a coleta dos dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas e o memorial de formação, com 8 professores que atuam no ensino fundamental 1º ao 3º ano de 2 escolas da Rede Pública Municipal de Altos – PI. A organização e análise dos dados foram baseadas numa perspectiva crítica. Os dados foram agrupados em 2 grandes categorias de analise: Formação Inicial Docente e Prática Pedagógica. Os resultados da pesquisa apontam que os professores compreendem a importância da relação entre teoria e prática na formação inicial, contudo, essa relação configurou-se como um desafio nos cursos de licenciatura em que se graduaram, afetando o desenvolvimento de uma prática pedagógica transformadora da realidade social dos educandos. Como Produto Técnico Tecnológico foi desenvolvido um curso de formação em um ambiente virtual de aprendizagem, plataforma campusonline do Instituto Federal do Piauí – IFPI, visando possibilitar uma reflexão sobre a formação docente e os desafios da prática de sala de aula. Conclui-se que o diálogo entre a universidade e a escola ainda se dá de forma fragilizada, considerando que sendo a educação uma prática social, é preciso refletir sobre o processo de formação inicial do professor dada as novas demandas sociais que tornam o campo educacional permeado de incertezas e desafios.

Presidente(a) - 012.392.873-72 - ILMA VIEIRA DO NASCIMENTO - UFMA
Interno - 867436 - SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES