Notícias

Banca de DEFESA: WEDSON JONAS BARROS SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WEDSON JONAS BARROS SILVA
DATA: 10/08/2022
HORA: 15:00
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma TEAMS)
TÍTULO:

METODOLOGIAS ATIVAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: possibilidades à prática pedagógica docente.


PALAVRAS-CHAVES:

metodologias ativas; formação de professores; prática pedagógica docente; anos iniciais do ensino fundamental.


PÁGINAS: 156
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O presente estudo aborda a contribuição das metodologias ativas no processo de formação de
professores e práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental. A questão
norteadora deste trabalho é: como as metodologias ativas podem contribuir com o processo de
formação de professores e práticas pedagógicas para a construção de conhecimentos nos anos
iniciais do ensino fundamental. Na constituição desta pesquisa, realizamos uma análise das
metodologias ativas na formação de professores e práticas pedagógicas nos anos iniciais do
ensino fundamental, como possibilidade de contribuir para a construção de novos
conhecimentos pelos estudantes. A pesquisa foi desenvolvida por meio da abordagem
qualitativa (MINAYO, 2010) na modalidade de pesquisa participante fundamentada a preceitos
de Brandão (1999), utilizando como instrumentos de coleta de dados a observação participante
seguindo a perspectiva de Minayo (2010, 2014), a análise documental seguindo a concepção de
Boccato e Fujita (2006); e os questionários seguindo a compreensão de Triviños (2009) e Gil
(2008). A investigação teve como campo de pesquisa a UEB Maria José Vaz dos Santos, situada
em São Luís, no Maranhão, com a participação de 11 professores das turmas dos anos iniciais
do ensino fundamental. A análise dos dados e o tratamento do material empírico e documental
foram fundamentados na concepção de Minayo (2010) com estudos de Moran e Bacich (2018)
e Bacich (2020), Freire (2006, 2015), Imbernón (2006 e 2011) e Tardif (2000), Castellar
(2016), Vickery (2016), Maraschin (2000), Lasry, Mazur e Watzins (2008), Clarke (2008). O
curso de formação realizado contribuiu para a elaboração do produto educacional com a
colaboração dos participantes da pesquisa. Trata-se de um e-book com orientações para o uso
de metodologias ativas nos anos iniciais do ensino fundamental que tem como objetivo
contribuir para ressignificar as metodologias e as práticas pedagógicas docentes fomentando
uma formação continuada dos professores centrada na ação-reflexão-ação (FREIRE, 1996), a
qual se configura em práticas de ensino baseadas na aprendizagem significativa e no
desenvolvimento da autonomia e emancipação dos estudantes.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JOÃO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR - UFMA
Presidente(a) - 866138 - NADJA FONSECA DA SILVA
Interno - 867436 - SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 20/07/2022 09:17
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1