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Banca de QUALIFICAÇÃO: LIVIA PEREIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIVIA PEREIRA DA SILVA
DATA: 27/07/2022
HORA: 10:00
LOCAL: A Qualificação será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma Microsoft TEAMS)
TÍTULO:

FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO: discursos, práticas, formações na Rede Pública Municipal de São Luís


PALAVRAS-CHAVES:

Formação Continuada de professores. Prática docente. Ensino Remoto. Condições de trabalho.


PÁGINAS: 72
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta pesquisa tem como finalidade discutir a formação continuada de um grupo professores das séries iniciais da Rede Pública Municipal de São Luís no contexto do ensino remoto, considerando que essa circunstância de ensino exigiu uma rápida mudança na atuação profissional docente frente os desafios de construir novos processos de ensino-aprendizagem, e, da necessidade dos professores em re/formar-se para ressignificar as suas práticas no seu fazer pedagógico. Nesse intuito, a pesquisa possui como questão norteadora: Qual a contribuição das formações continuadas da Rede Municipal de São Luís para a prática docente no contexto do ensino remoto? Para responder tal questão, a pesquisa tem como objetivo geral investigar e compreender a repercussão dessas formações para a prática docente, analisando suas condições de trabalho e formação. Sobre a metodologia, esta pesquisa é de abordagem qualitativa do tipo exploratória, contextualizada por um estudo de caso e definida pelas seguintes etapas: pesquisa bibliográfica, análise documental, realização de entrevistas, análise dos dados e materialização do produto técnico tecnológico com os professores participantes do estudo. A pesquisa se encontra na fase de realização das entrevistas e propõe como produto a construção de uma Comunidade de Prática on-line denominada aporte formativo para o pós-ensino remoto cuja relevância está em possibilitar uma colegialidade participativa que vise dar respostas para as problemáticas específicas do contexto no qual os docentes estão inseridos. Além de representar uma oportunidade de inovação de práticas formativas dos professores para os professores. A fundamentação teórica é alicerçada em Ludke e André (1986), Minayo (2013), Gil (2008), Severino (2019), Marx (1845), Vásquez (2007), Stephen Ball (2011), Nóvoa (2019, 2020, 2021), Imbernón (2010), Gatti (2017, 2020), Zeichner (2008), Tardif (2002), Freire (1996), Freitas (2007, 2020), Anfope (2016, 2018, 2020), Wenger (1998), Kenski (2012, 2020), entre outros.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 7199 - FRANC LANE SOUSA CARVALHO DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - MARIA JOSE ALBUQUERQUE SANTOS - UFMA
Presidente(a) - 867436 - SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 30/06/2022 11:56
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