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O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR NA MITIGAÇÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Gestão Escolar. Educação Infantil. Desigualdades Educacionais.
O presente projeto de dissertação aborda o papel do Gestor Escolar como sendo responsável por realizar a organização, a coordenação, a liderança, o planejamento, o monitoramento e a avaliação necessários à efetividade de processos educacionais de qualidade com vistas a mitigação das desigualdades educacionais na Educação Infantil. Para tanto, segue a linha teórica baseada no materialismo dialético se propondo a analisar a atuação de gestores escolares de instituições de educação infantil da rede pública com vistas à implementação dos marcos teóricos e legais para esta etapa. O percurso teórico-metodológico deste estudo integra as abordagens qualitativa e quantitativa a fim de obter mais informações sobre os fenômenos observados. Com relação ao referencial teórico, este está pautada em uma revisão de literatura sobre Gestão Escolar, Desigualdade Educacional e Educação Infantil bem como em uma análise documental dos marcos legais da educação. A coleta de dados foi alvo da pesquisa de campo de pesquisa de campo consistindo no compartilhamento de um questionário pela internet e na realização de entrevistas com gestores do município de São Luís. Uma vez concluído o processo de coleta de dados, estes serão categorizados a fim de permitir uma melhor visualização dos resultados. Neste projeto apresenta-se, ainda, a proposta de elaboração de um e-book como produto educacional, almejando contribuir para a mitigação nas desigualdades educacionais a partir da educação infantil.