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Banca de QUALIFICAÇÃO: DAYANE DE SOUSA VASCONCELOS FRANÇA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAYANE DE SOUSA VASCONCELOS FRANÇA
DATA: 05/07/2022
HORA: 09:00
LOCAL: A Qualificação será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma Microsoft TEAMS)
TÍTULO:

GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: as distorções entre os discursos e as ações em uma escola dos anos iniciais do ensino fundamental público luminense


PALAVRAS-CHAVES:

Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Comunidade Escolar. Gestão Democrática.


PÁGINAS: 82
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O presente projeto, vinculado à Linha de Pesquisa Gestão Educacional e Escolar do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), apresenta uma pesquisa sobre a GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA. O estudo tem como objetivo geral analisar as distorções existentes entre os discursos e as ações da gestão democrática da Unidade Escolar Básica Maria Ferreira que contempla a etapa dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de Paço do Lumiar - MA, para a identificação de elementos que precisam ser refletidos pela comunidade escolar sobre a garantia do direito constitucional à educação. Desdobra-se nos seguintes objetivos específicos: a) compreender os conceitos de gestão escolar no contexto histórico da escola pública brasileira; b) identificar as concepções de gestão democrática e as legislações que a norteiam; c) descrever como se dá o exercício da gestão democrática na escola pública de Ensino Fundamental luminense; d) elaborar um caderno de orientações com as ações que possam direcionar e melhorar o desenvolvimento do trabalho educacional da comunidade escolar da instituição pública pesquisada. Utiliza-se a análise do conteúdo orientada em Bardin (2015), como técnica de pesquisa utilizada, com vistas na observação e na entrevista semiestruturada, para a organização e exploração dos dados obtidos pelos dispositivos legais para observar as distorções existentes entre os mecanismos de democratização (PPP, Conselhos, Propostas Pedagógicas, Planos, Projetos, ATAS de reuniões, entre outros) e nas práticas do cotidiano escolar; o perfil de gestão da escola dos anos inicias do Ensino Fundamental do município de Paço do Lumiar – MA; como a comunidade escolar participa das decisões administrativas e didático-pedagógicas para a garantir a educação como direito constitucional; e qual produto educacional é possível realizar para legitimar a concepção de gestão democrática da comunidade escolar do referido município. Nos processos metodológicos, este projeto de pesquisa ancora-se no método dialético, levando em consideração os aspectos sociais e históricos, tendo um caráter descritivo e com a utilização do estudo bibliográfico, documental e de campo. Fundamenta-se em referencial teórico, como: Cury (2002), Gadotti (1994), Libâneo (2021), Lück (2006; 2012; 2013; 2017), Paro (2003; 2014; 2017; 2018), entre outros, para apontar conceitos e distorções entre o discurso e as ações referentes à gestão democrática em escolas que contemplam os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Dessa forma, considera-se relevante a temática, e inspira a pensar a gestão democrática para além de oportunizar o diálogo com os integrantes da comunidade escolar, mas como necessidade de colocar os discursos em ação, considerando as transformações socioculturais, econômicas e tecnológicas pelas quais a sociedade tem vivenciado historicamente, no sentido de garantir o direito constitucional à educação escolar de qualidade aos cidadãos e cidadãs.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 7362 - MARIA GORETTI CAVALCANTE DE CARVALHO
Interno - 7385 - SANDRA REGINA RODRIGUES DOS SANTOS
Externo ao Programa - 7386 - ILKA MÁRCIA RIBEIRO DE SOUZA SERRA
Notícia cadastrada em: 27/06/2022 10:54
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