Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSA CHRISTINE PINHEIRO NUNES

DISCENTE: LARISSA CHRISTINE PINHEIRO NUNES
DATA: 13/07/2022
LOCAL: A Qualificação será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma Microsoft TEAMS)

LIBRARIA - LITERATURA ACESSÍVEL: contribuições da Tecnologia Assistiva Digital para os multiletramentos do aluno surdo

Aplicativo. Ensino e Aprendizagem. Surdez. Tecnologia Assistiva Digital.

ÁREA: Educação

O presente estudo vincula-se à Linha de Pesquisa de Formação de Professores e Práticas Educativas, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estadual do Maranhão (PPGE/UEMA), e versa sobre a compreensão de como a implementação de Tecnologias Assistivas Digitais – TADs, na prática docente pode favorecer o processo de letramento dos alunos surdos. Tem por objetivo precípuo compreender o uso e as possibilidades das TADs na promoção efetiva dos multiletramentos de alunos surdos, por meio do desenvolvimento de um aplicativo com interface de leitura acessível e pretende responder às seguintes perguntas: a) Quais as dificuldades vivenciadas no processo de letramento do surdo?; b) De que forma a literatura pode contribuir na aprendizagem do aluno surdo?; e c) Quais as potencialidades e limitações da TAD nos processos de alfabetização e letramento do surdo?. A pesquisa se caracteriza como um estudo de abordagem qualitativa com base empírica, de caráter exploratório, com inspiração metodológica no materialismo histórico-dialético proposto por Karl Marx e Friedrich Engels, além de ser do âmbito de uma pesquisa de desenvolvimento. Os pressupostos teóricos e analíticos que fundamentam este estudo, no que concerne a Inclusão, Surdez, Multiletramentos, Tecnologias Assistivas Digitais, etc., estão desenhados a partir das contribuições de autores Bersch (2012), Berkeley (1998), Cortelazzo (2012), Ferreiro; Teberosky (1999), Freire (1996), Nascimento (2016), Perlin (2004), Quadros (2007), Soares (2003), Strobel (1998), entre outros, além de documentos normativos oficiais que amparam e regulam a Educação de Surdos no Brasil e no mundo. No que se refere a pesquisa exploratória, foi realizada em sites especializados no atendimento educacional para o público surdo e plataformas de aplicativos como Apple Store, Play Store e Microsoft Store. As análises, parcialmente levantadas, indicaram que o uso pedagógico das TADs proporciona sobremaneira a compreensão e aprendizagem de seus usuários, pois definem uma metodologia que em substituição a um ensino descritivo e memorístico. Compete aos professores o domínio das TAD, de modo a instaurar as diferenças qualitativas nas práticas pedagógicas. Desta forma, é possível a integração das atividades pedagógicas com os recursos, estimulando a criatividade e a autonomia diante da dinâmica da aprendizagem. O Produto Técnico-Tecnológico é um aplicativo de leitura acessível intitulado Libraria. Acredita-se que com esta pesquisa possamos contribuir com a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, dando ferramentas para os docentes, no sentido de instrumentalizá-los para uma prática pedagógica inclusiva efetiva, ao passo que oportuniza o acesso de todos à leitura, independentemente de suas limitações.

Interno - 6682 - IRIS MARIA RIBEIRO PORTO
Externo à Instituição - KACIANA NASCIMENTO DA SILVEIRA ROSA - UFMA