Banca de DEFESA: FRANCISCO ROMARIO CUNHA DE ARAUJO

DISCENTE: FRANCISCO ROMARIO CUNHA DE ARAUJO
DATA: 01/07/2022
LOCAL: A defesa será realizada de forma hibrida no Espaço 1 - LAMPUPED - Prédio da Pedagogia - CECEN

Formação continuada do gestor escolar da rede municipal de educação de Codó: proposição de um site educacional.

Gestão Educacional e Escolar. Tecnologias aplicadas. Formação continuada de gestores. Site. Codó.

ÁREA: Educação

A dissertação versa sobre a formação continuada do gestor escolar da rede municipal de educação de Codó. Aborda uma temática atual e pertinente ao contexto social e local, a partir de uma pesquisa exploratória e de intervenção, utilizando como instrumento um questionário de coleta de dados aplicado com gestores escolares do Município de Codó, localizado no Maranhão. Buscou-se analisar a realidade dos gestores através do questionário aplicado, e a partir dos dados encontrados, produzir um site de formação continuada, como produto técnico e tecnológico da pesquisa. Utilizou-se a pesquisa aplicada do tipo pesquisa-ação para a intervenção na realidade em referência e da abordagem qualitativa, na medida em que trabalha com valores, crenças e aspectos não quantificáveis. A pesquisa finalizada foi dividida em cinco etapas, sendo elas: 1) revisão de literatura sobre a temática em questão; 2) Aplicação do questionário 3) criação do site; 4) disponibilização na internet; 5) análise do site por meio de comparação com outros, com a finalidade de se verificar semelhanças e explicar divergências. Selecionou-se referenciais teóricos na área de tecnologias e gestão escolar para dialogar com as informações dos sujeitos da pesquisa. A pesquisa bibliográfica foi pautada nas seguintes temáticas que atravessam o tema: Formação Continuada de Professores no Brasil; A gestão escolar no Brasil; a pandemia e as tecnologias digitais de informação e comunicação-TDICs. A pesquisa emprega como instrumentos para coleta de dados a aplicação de questionário com oito gestores escolares da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Codó. Fez uso da Análise de Conteúdo de Bardin como técnica de interpretação e análise das falas do gestor nos diferentes momentos da pesquisa. Quanto ao site, a home page foi desenvolvida por meio de ferramentas de programação que permitem recursos na web colaborativos e interativos. Com o estudo foi possível apontar que a partir da pesquisa foi desenvolvido o site gestaoescolarcodo.com.br para a formação continuada dos sujeitos da pesquisa, com a possibilidade de fomentar um ambiente de formação continuada sobre as tecnologias digitais de informação e comunicação. Com base na decorrência do estudo, torna-se relevante a realização de novos estudos, capazes de aprofundar os conhecimentos acerca da gestão e tecnologias, tendo em vista as diferentes possibilidades de ação de um site na aprendizagem e posteriormente customização deste, aprimorando os seus conteúdos e ferramentas de programação. Os resultados indicam que os participantes da pesquisa consideram o site agradável e seu conteúdo satisfatório para a gestão escolar de Codó-MA.

Presidente(a) - 867436 - SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES
Interno - 865065 - ALBIANE OLIVEIRA GOMES