Banca de QUALIFICAÇÃO: LEYSIANE GOMES DE OLIVEIRA SILVA

DISCENTE: LEYSIANE GOMES DE OLIVEIRA SILVA
DATA: 08/07/2022
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma Microsoft TEAMS)

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: comunicação não violenta para a vivência de uma cultura de paz na escola

Violência na Escola. Comunicação Não-Violenta. Cultura de Paz. Práticas pedagógicas. Formação de Professores.

ÁREA: Educação

Este estudo apresentado ao Programa de Mestrado Profissional em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, dentro da Linha de Pesquisa “Formação de Professores e Práticas Educativas”, com a Temática de Investigação “Formação Continuada e Desenvolvimento de Professores em Contextos Escolares”, parte do seguinte problema central: De que forma a violência na escola tem sido tratada pelas escolas e pelos profissionais que nelas atuam? Diante da necessidade de discutir sobre a temática e visando contribuir de maneira significativa para os estudos em educação, a pesquisa tem como objetivo geral “analisar as práticas pedagógicas diante do fenômeno da violência na escola, em vista de ações colaborativas inscritas na formação continuada de professores que culminem em uma cultura mais pacífica, melhorando a qualidade dos processos educativos no contexto escolar”. Apresenta como objetivos específicos: Identificar o que a política de formação continuada da rede pública municipal de São Luís contempla acerca da prevenção e combate ao fenômeno da violência nas escolas; Perceber no cotidiano escolar as estratégias de resolução para minimizar comportamentos violentos na comunidade escolar; Apresentar a Comunicação Não-Violenta como uma ferramenta para a minimização da violência no contexto escolar; Propor para a escola formações continuadas pautadas em uma Comunicação Não-Violenta para a implantação de uma cultura de paz; e Elaborar um Guia Pedagógico de forma colaborativa com orientações didático-metodológicas para uma Comunicação Não-Violenta e uma cultura de paz, direcionado à comunidade escolar do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Para elaboração deste estudo elegemos quatro categorias centrais de análise, a saber: Violência na escola, Comunicação Não-Violenta, Cultura de Paz, Práticas pedagógicas e Formação de Professores. Para a construção do conhecimento, a pesquisa se fundamenta em autores como Freire (2002), Nóvoa, (2019), Rosenberg (2006), Spósito (1998, 2001, 2002), Abramovay (2003), Galtung (1990, 1996), entre outros, além de documentos normativos oficiais acerca da educação. A pesquisa se caracteriza como um estudo de abordagem qualitativa com base empírica, de caráter exploratório através do método dialético, sendo contextualizado através do estudo de caso. O local selecionado para a realização da pesquisa foi a escola municipal de São Luís – MA, UEB Henrique de La Roque Almeida – anexo União dos Moradores, escola localizada em uma periferia da Grande Ilha de São Luís. O universo da pesquisa compreende 6 professoras titulares do 2º ano do Ensino Fundamental desta escola. Para coleta e geração dos dados necessários para esta pesquisa serão utilizados os seguintes instrumentos: entrevista semiestruturada, diários de campo, observação participante e análise de documentos oficiais. Utilizaremos o método de análise Bardin (2011) para a organização e análise dos dados coletados. De acordo com a pesquisa realizada até aqui através da revisão das literaturas pudemos inferir que a violência na escola é um fenômeno real, crescente e urgente, o qual carece de interferências por meio do poder público, assim como através de novas práticas pedagógicas voltadas para uma cultura de paz. Diante disso, se faz necessário que formações em exercício sejam realizadas mediante a demanda surgida nas escolas, com a intenção de coletivamente fomentar reflexões acerca da violência, e assim, pensar novas práticas que venham contribuir para extinção ou amenização desse fenômeno.

Presidente(a) - 7199 - FRANC LANE SOUSA CARVALHO DO NASCIMENTO
Interno - 866138 - NADJA FONSECA DA SILVA