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FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES NO CAMPO DA EDUCAÇÃO
SEXUAL À LUZ DOS ESCRITOS DE GUACIRA LOPES LOURO
educação sexual; formação de professores; pensamento queer.
A abordagem qualitativa orienta a pesquisa documental e bibliográfica da presente dissertação, permitindo a análise do discurso de Guacira Lopes Louro sobre a Educação Sexual como categoria de formação docente. Biografamos Guacira Lopes Louro e dissertamos sobre a escola e a formação de professoras e professores no campo da educação sexual. Os pressupostos teóricos e a analítica realizada abrangem as categorias pós-modernidade, pós-crítica, pósestruturalista, dos estudos culturais e pensamento queer. O Produto Técnico-Tecnológico (PTT) é uma proposta pedagógica de formação docente, que, a partir de problematizações, confere pistas para o trabalho com a temática educação sexual crítica. Entendemos que o dispositivo da pedagogia normalizadora, através de suas operações heteronormativas, produz assujeitamentos violentos, aviltantes e sistemáticos para realizar o apagamento e a subalternização das sexualidades qualificadas como abjetas, periféricas ou anormais. A educação problematizadora,
com disposição queer, sinaliza possibilidades para a educação e a educação sexual em uma perspectiva crítica de cidadania