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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS FELIPE SILVA DUARTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCOS FELIPE SILVA DUARTE
DATA: 27/06/2022
HORA: 14:00
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma Microsoft TEAMS)
TÍTULO:

O CORPO MASCULINO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: uma análise dos discursos sobre o corpo masculino e o reflexo da nova Base Nacional Comum Curricular.


PALAVRAS-CHAVES:

Corpo Masculino; BNCC; Livros Didáticos; Pesquisa Documental.


PÁGINAS: 152
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O corpo humano, através de esforços de diversos setores e instituições sociais, é
historicamente nomeado, descrito, analisado, privilegiado ou marginalizado. Quando
focalizamos o corpo masculino são perceptíveis discursos que têm por base as máximas da
ciência médica e biológica, bem como a pedagogia do convívio em sociedade. O corpo
masculino reflete o período e espaço no qual se insere, a existência e as práticas desse corpo
constroem discursos e vice versa. A escola e os materiais didáticos são espaços que discursam
o corpo masculino e que, portanto, podem contribuir para a percepção dos sujeitos quanto ao
seu corpo e aos dos demais. Essa complexidade que o corpo masculino carrega deve ser pauta
nas discussões sobre o mesmo, e os livros didáticos podem auxiliar no debate a partir de
discursos que representem a diversidade de corpos bem como as relações de poder envoltas
nas questões de gênero. Dentre os documentos que regem a educação nacional destaca-se a
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que em 2017 teve as menções a “gênero” retiradas
de seu texto original como fruto de um movimento conservador que vem ganhando espaço em
especial na política e na escola. A partir de uma pesquisa qualitativa documental analiso aqui
cinco coleções de livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º
ano) em busca dos discursos sobre o corpo masculino onde objetivo problematiza-los com
base nos Estudos Culturais em Educação, buscando também compreender quais os possíveis
reflexos da retirada do termo “gênero” da BNCC na discussão do corpo masculino de forma a
abranger não somente aspectos biológicos mas socioculturais e políticos. A partir dos
processos de leitura flutuante e em profundidade construí categorias e subcategorias que tais
discursos se encaixam, onde dentro delas os discuto. O que venho observando no decorrer das
análises é que dentro de uma perspectiva biológica os discursos pautam o corpo binário e
reprodutor, não há a abordagem dos corpos trans ou intersexuais nesses conteúdos, e por uma
perspectiva sociocultural existem discursos que pautam a contestação de padrões corporais, o
papel social do homem e privilégios do patriarcado, maior diversidade étnica,
responsabilidade paternal, porém apresenta discursos pouco enfáticos no quesito do combate
ao preconceito e discriminação quando se refere a questão de gênero. A partir dos resultados
finais construirei o Produto Técnico Tecnológico em formato de e-book onde irei sugerir
propostas pedagógicas para se trabalhar o corpo masculino na escola.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 7336 - JACKSON RONIE SA DA SILVA
Interno - 799117 - ANA PATRICIA SA MARTINS
Externo à Instituição - NILVANETE GOMES DE LIMA - IFMA
Notícia cadastrada em: 22/06/2022 14:49
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