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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCIA THAIS SOARES SERRA PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCIA THAIS SOARES SERRA PEREIRA
DATA: 06/07/2022
HORA: 15:00
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma TEAMS)
TÍTULO:

O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB) NO ESTABELECIMENTO DAS POLÍTICAS REGULATÓRIAS NO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO MARANHÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Avaliação; Sistema de Avaliação da Educação Básica. Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão. Indicadores educacionais.


PÁGINAS: 103
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O presente projeto vincula-se à Linha de Pesquisa Gestão Educacional e Escolar do Programa de Pós - Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estadual do Maranhão (PPGE/UEMA) e objetiva analisar o uso dos resultados do Ideb na implementação das políticas regulatórias da qualidade educacional no Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino do Maranhão. Para o alcance do objetivo citado, será desenvolvida pesquisa bibliográfica e documental, seguida de pesquisa de campo, de cunho qualitativo, com inspiração metodológica no materialismo histórico-dialético e no ciclo de políticas proposto por Stephen Ball e Richard Bowe. Espera-se, a partir da articulação entre os documentos, textos pesquisados e a pesquisa de campo, identificar os elementos que contribuem para a construção das políticas regulatórias adotadas no Ensino Médio da rede estadual de ensino do Maranhão. Para a construção do estado do conhecimento, busca-se o aporte teórico em autores como:
Vitor Paro (1999; 2012; 2016); Almerindo Janela Afonso (2005; 2018); Nigel Brooke (2006); Luiz Fernando Dourado (2007), dentre outros, além de documentos publicados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e pela Secretaria de Estado da Educação do Maranhão, os quais apresentam os dados referentes aos indicadores no referido Estado. Na Introdução do presente estudo é apresentada a temática, seus objetivos, problema de pesquisa e metodologia. Em seguida, o estudo divide-se em quatro seções. Na primeira seção, faz-se uma discussão acerca da qualidade educacional, trazendo elementos caracterizadores das avaliações externas de modo amplo, seguida da análise do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (Seama). Na segunda seção
faz-se uma análise acerca das políticas regulatórias implantadas no Estado, tendo como parâmetro os elementos discutidos na seção anterior. Na terceira seção são apresentados os encaminhamentos metodológicos, de modo a apresentar osresultados a serem coletados na pesquisa de campo. Na quarta seção apresenta-sea proposta de produto técnico-tecnológico, a qual se constitui em uma proposta de Nota Técnica a ser encaminhada à Secretaria de Estado da Educação, com orientações para a utilização otimizada dos resultados alcançados nas avaliações externas. Por fim, tem-se as considerações finais, por meio da qual apresentam-se os resultados parciais deste estudo. Dentre os principais resultados identificados até então, destaca-se a confirmação da efetiva influência do Saeb na instituição da política pública educacional desenvolvida no Estado do Maranhão; a discrepância entre o fluxo apresentado pela Rede e os resultados na proficiência; a necessidade evidente de melhoria da proficiência na rede; e a necessidade de refletir sobre outros elementos que interferem no alcance dos resultados apresentados.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 6474 - ANA LÚCIA CUNHA DUARTE
Interno - 843.666.303-97 - ANA PAULA RIBEIRO DE SOUSA - UFMA
Externo à Instituição - LUCINETE MARQUE LIMA - UFMA
Notícia cadastrada em: 22/06/2022 14:43
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