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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARY LUIZA SILVA CARVALHO VILA NOVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARY LUIZA SILVA CARVALHO VILA NOVA
DATA: 06/07/2022
HORA: 15:00
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma Microsoft TEAMS)
TÍTULO:

O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB) NO ESTABELECIMENTO DAS POLÍTICAS REGULATÓRIAS NO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO MARANHÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Avaliação; Sistema de Avaliação da Educação Básica. Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão. Indicadores educacionais.


PÁGINAS: 103
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O presente projeto vincula-se à Linha de Pesquisa Gestão Educacional e Escolar do
Programa de Pós - Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estadual
do Maranhão (PPGE/UEMA) e objetiva analisar o uso dos resultados do Ideb na
implementação das políticas regulatórias da qualidade educacional no Ensino Médio
da Rede Estadual de Ensino do Maranhão. Para o alcance do objetivo citado, será
desenvolvida pesquisa bibliográfica e documental, seguida de pesquisa de campo, de
cunho qualitativo, com inspiração metodológica no materialismo histórico-dialético e
no ciclo de políticas proposto por Stephen Ball e Richard Bowe. Espera-se, a partir da
articulação entre os documentos, textos pesquisados e a pesquisa de campo,
identificar os elementos que contribuem para a construção das políticas regulatórias
adotadas no Ensino Médio da rede estadual de ensino do Maranhão. Para a
construção do estado do conhecimento, busca-se o aporte teórico em autores como:
Vitor Paro (1999; 2012; 2016); Almerindo Janela Afonso (2005; 2018); Nigel Brooke
(2006); Luiz Fernando Dourado (2007), dentre outros, além de documentos publicados
pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e pela Secretaria
de Estado da Educação do Maranhão, os quais apresentam os dados referentes aos
indicadores no referido Estado. Na Introdução do presente estudo é apresentada a
temática, seus objetivos, problema de pesquisa e metodologia. Em seguida, o estudo
divide-se em quatro seções. Na primeira seção, faz-se uma discussão acerca da
qualidade educacional, trazendo elementos caracterizadores das avaliações externas
de modo amplo, seguida da análise do Sistema de Avaliação da Educação Básica
(Saeb) e do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (Seama). Na segunda seção
faz-se uma análise acerca das políticas regulatórias implantadas no Estado, tendo
como parâmetro os elementos discutidos na seção anterior. Na terceira seção são
apresentados os encaminhamentos metodológicos, de modo a apresentar os
resultados a serem coletados na pesquisa de campo. Na quarta seção apresenta-se
a proposta de produto técnico-tecnológico, a qual se constitui em uma proposta de
Nota Técnica a ser encaminhada à Secretaria de Estado da Educação, com
orientações para a utilização otimizada dos resultados alcançados nas avaliações
externas. Por fim, tem-se as considerações finais, por meio da qual apresentam-se os
resultados parciais deste estudo. Dentre os principais resultados identificados até
então, destaca-se a confirmação da efetiva influência do Saeb na instituição da política
pública educacional desenvolvida no Estado do Maranhão; a discrepância entre o
fluxo apresentado pela Rede e os resultados na proficiência; a necessidade evidente
de melhoria da proficiência na rede; e a necessidade de refletir sobre outros elementos
que interferem no alcance dos resultados apresentados.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 6474 - ANA LÚCIA CUNHA DUARTE
Interno - 843.666.303-97 - ANA PAULA RIBEIRO DE SOUSA - UFMA
Externo à Instituição - LUCINETE MARQUE LIMA - UFMA
Notícia cadastrada em: 21/06/2022 16:01
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