Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAELLE CHRISTINE CIDREIRA ESTRELA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAELLE CHRISTINE CIDREIRA ESTRELA
DATA: 22/06/2022
HORA: 16:30
LOCAL: A Qualificação será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma Microsoft TEAMS).
TÍTULO:

ENSINO EMERGENCIAL: a gestão escolar em tempos de pandemia


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão Escolar; Ensino Emergencial; Pandemia; Rede pública municipal


PÁGINAS: 104
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O presente projeto, vincula-se a Linha de Pesquisa Gestão Educacional e Escolar do Programa de Pós - Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estadual do Maranhão (PPGE/UEMA), objetiva analisar como o (a) gestor (a) escolar efetiva as estratégias pedagógicas e administrativas do ensino emergencial na etapa do ensino fundamental anos iniciais durante a pandemia da Covid-19 em uma escola pública da rede municipal de São Luís/MA. Deste modo, o percurso metodológico no qual se insere e será realizada a investigação considera as relações e interações mesmo que mediadas a distância e por meio de tecnologias, sendo estas concebidas no campo da abordagem qualitativa, por meio do método dialético que possibilitará através do estudo de caso, o entendimento sobre as ações e atribuições de gestores escolares pedagógicos e administrativos na efetivação do ensino emergencial. Para a construção do estado do conhecimento, buscamos o aporte teórico de autores como: Lück (2000; 2007; 2009), Drabach e Mousquer (2009), Toshi (2011), Libâneo (2012), Peres (2020), Cury (2020), Behar (2020), Lucena, Previtali e Fagiane (2020), Viana e Sales (2020), Cunha, Silva e Silva (2020), Hodges et al. (2020), Hetkowsky, Nascimento e Araújo (2020), Basso e Pierozan (2021), Santos (2021), Silva, Silva e Gomes (2021), Hora, Corrêa e Oliveira (2022), dentre outros, além de documentos que amparam e regulam o ensino emergencial e pesquisas desenvolvidas entre os anos de 2019 a 2021 por diferentes instituições, que permitirão descrever as diferentes realidades socioeducacionais brasileira emergente da pandemia, com destaque para a da capital maranhense. O texto apresenta cinco seções, sendo a primeira destinada a introdução, discussão inicial sobre o tema, problematização, objetivos e metodologia. A segunda seção, A Gestão Escolar no Contexto da Pandemia, destina-se a discussões sobre as concepções históricas e sistêmicas da educação em contextos pandêmicos, a partir do enquadramento da realidade socioeducacional da pandemia da Covid-19 por analogia ao cenário pandêmico da gripe espanhola situando os desafios e atribuições de dirigentes escolares, em seguida, aborda as concepções, princípios e fundamentos da gestão escolar a partir da dinâmica educacional complexa da pandemia que nos permitirá compreender as mudanças ocasionadas pelo ensino emergencial nas ações da gestão escolar. A terceira seção, Educação Pública Municipal de São Luís/ MA em Tempos de Covid-19, ainda inconclusa, por depender dos dados a serem coletados na pesquisa de campo, apresenta inicialmente a caracterização da Rede Pública Municipal de Ensino e posteriormente uma abordagem sobre as atribuições e desafios de gestores escolares da rede durante o estado de calamidade pública da pandemia. Na quarta seção será apresentado o Repositório Digital, proposta de Produto Educacional, como fonte de pesquisa e subsídio a prática pedagógica e administrativa de gestores educacionais e escolares diante de cenários no qual o ensino emergencial seja necessário. A última seção apresenta o cronograma com a sistematização das ações que integram as etapas da pesquisa com a previsão dos seus respectivos períodos de realização.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 6474 - ANA LÚCIA CUNHA DUARTE
Interno - 7339 - RAIMUNDO NONATO MOURA OLIVEIRA
Externo ao Programa - 6935 - HELIDACY MARIA MUNIZ CORREA
Notícia cadastrada em: 21/06/2022 15:52
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer1.s1i1