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AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM PARA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: possibilidades e apontamentos
Avaliação educacional; Avaliação da aprendizagem; Transformação social.
O projeto focaliza o tema da avaliação educacional e o papel da gestão escolar. Parte da
problemática da avaliação da aprendizagem, como elemento importante na formação e
emancipação dos estudantes dos anos iniciais da rede pública de ensino, trazendo
possibilidades positivas para o desenvolvimento social e educativo. Nesse contexto, busca
através das concepções dos gestores, meios que viabilizem a transformação social e
emancipação pela via da avaliação. Tem como objetivo central analisar as concepções dos
gestores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública sobre a avaliação da
aprendizagem, identificando possibilidades e apontamentos necessários à transformação
social no município de Uruçuí-PI. Utiliza pesquisa de campo defendida por Gil (2008), a
partir de uma abordagem qualitativa conceituada por Minayo (2007) e Teixeira (2013), assim
como a pesquisa ação definida por Thiolent (1986). Como técnica de produção dos dados,
utiliza a entrevista semiestruturada com base em Minayo (2007). Para análise e discussão dos
dados, se fundamenta nos princípios da análise de conteúdo com base em Bardin (1979,
2016), com a qual irá analisar os resultados em categorias. O arcabouço teórico que
fundamenta este estudo no que concerne a avaliação da aprendizagem para a transformação
social, está desenhado a partir das contribuições de autores como Hoffman (2011,
2019), Luckesi (2009, 2011, 2014), Saul (2008, 2010, 2015, 2016), Freire (1976; 2014; 2018;
2019; 2021), Romão (2002; 2008; 2020), entre outros. As análises parcialmente
levantadas, através do estudo teórico, é de que a avaliação da aprendizagem pode ser utilizada
com o intuito de aprimorar o desenvolvimento educacional para transformação social, se
pautada na perspectiva emancipadora sendo a gestão escolar democrática a articuladora deste
processo. .A partir da pesquisa, sugere como Produto Técnico Tecnológico um Caderno de
Orientações que será produzido e executado com os participantes da pesquisa (gestor e
professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental), buscando contextualizar as concepções
sobre avaliação da aprendizagem para a transformação social indo ao encontro de uma
perspectiva emancipatória.